Lula mobiliza rede de apoio ao Paraná após tornado devastador
Ministra Gleisi Hoffman lidera missão à Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida. Prioridade é resgate, auxílio humanitário e reconstrução
Publicado em
O governo Lula mobilizou uma força-tarefa de emergência para prestar apoio imediato ao estado do Paraná, que foi atingido por um tornado de índice EF3 nesta sexta-feira (7). O desastre causou a morte de ao menos seis pessoas – cinco em Rio Bonito do Iguaçu, a cidade mais afetada, e uma em Guarapuava – além de deixar 432 pessoas feridas.
O presidente Lula expressou pesar e solidariedade às famílias das vítimas e a todos os afetados, e assegurou que o governo “seguirá apoiando a população paranaense e prestando todo o auxílio que for necessário”.
Quero expressar meu profundo sentimento a todas as famílias que perderam seus entes queridos no tornado em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava, no Paraná. E prestar minha solidariedade a todas as pessoas que foram afetadas.
Uma equipe liderada pela ministra Gleisi Hoffmann,…
— Lula (@LulaOficial) November 8, 2025
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, está liderando a comitiva de apoio, que se desloca neste sábado (8) para Rio Bonito do Iguaçu com a missão de levar socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para a reconstrução das áreas atingidas.
“Estamos partindo esta manhã para Rio Bonito do Iguaçu com o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, Armin Braun, acompanhando duas equipes da Defesa Civil”, informou a ministra pelo “X”.
Estamos partindo esta manhã para Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, com o ministro interino da Saúde, Adriano Massuda, e o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres – Cenad, Armin Braun, acompanhando duas equipes da Defesa Civil. Também estará conosco o diretor de…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) November 8, 2025
“A missão é levar apoio do governo do Brasil às vítimas do tornado que atingiu cidades na região, com socorro e ajuda humanitária, além de iniciar os procedimentos para auxiliar na reconstrução, em coordenação das prefeituras com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional”, ressaltou Gleisi. “O presidente Lula determinou que todo o apoio seja levado à população paranaense”.
Logo após o desastre, na sexta, Gleisi manifestou solidariedade às vítimas do desastre. “Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido”, destacou a ministra.
Solidariedade
O presidente nacional do PT Edinho Silva gravou uma mensagem nas redes sociais prestando solidariedade do povo do Paraná. “Neste momento difícil, é fundamental que todas as esferas de governo unam esforços para amparar quem mais precisa e devolver dignidade às cidades atingidas”, afirmou Edinho.
Minha total solidariedade à população do Paraná, em especial aos moradores da região centro-sul do estado, atingidas pelo tornado nesta sexta-feira.
O governo do presidente Lula, por meio de uma comitiva coordenada pela ministra Gleisi Hoffmann, já está mobilizado para apoiar o… pic.twitter.com/8TvrRDG6vH
— Edinho Silva (@edinhosilva) November 8, 2025
A deputada federal Lenir de Assis (PT-PR) também mandou uma mensagem de apoio às famílias de Rio Bonito do Iguaçu e de outras cidades atingidas. “Minha solidariedade às famílias neste momento de dor. Seguiremos juntos, somando esforços para que cada comunidade receba acolhimento e suporte para reconstruir o que foi perdido”, disse a deputada.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou o fenômeno como um tornado de índice EF3, em uma escala que vai até cinco.
Da Redação
