Lula diz não descartar a possibilidade de disputar as eleições de 2018

Em entrevista à ‘Rádio Itatiaia’, de Minas Gerais, o ex-presidente falou sobre a importância da educação para o País e também condenou tentativas de golpe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, nesta sexta-feira (28), que não descarta a possibilidade de sair candidato às eleições presidenciais de 2018.

Lula revelou ainda não ter definido se se candidatará ou não, mas deixou claro que, “se for necessário”, vai para a disputa trabalhar para derrotar a oposição nas urnas.

“Tentar fazer com que essa gente, que governava o Brasil para 1/3 da sociedade, volte a governar, é apostar que o Brasil voltará a ser governado para 30% da população. E nós queremos o País governado para 100% da população”, destacou Lula.

Lula disse não acreditar na possibilidade de impeachment de Dilma e acha que as dificuldades serão vencidas na medida em que a economia começar a se recuperar.

“Ela anunciou investimentos em infraestrutura de aproximadamente 189 bilhões reais, programa energético de 200 bilhões de reais, ela vai anunciar o Minha Casa Minha Vida três, ela anunciou e sancionou o Plano Nacional de Educação, que vai fazer uma revolução neste País”, destacou o ex-presidente.

Para Lula, a oposição deve ter paciência, como ele teve nas três eleições que perdeu, e esperar para disputar o voto em seu devido período. O ex-presidente criticou a postura agressiva da oposição nas críticas à presidenta. D

De acordo com Lula, antecipar o mandato presidencial é golpe. “Até o porque o povo não aceita golpe. Nós vivemos o golpe de 64 e ninguém quer mais golpe neste País”.

“Eu ia para casa me preparar para outra eleição. Foi assim que eu fiz durante 12 anos. A oposição precisa parar de resmungar, de xingar a presidenta e passar a torcer para que este país melhore e volte a crescer, volte a gerar emprego para este País viver em paz”, destacou o ex-presidente.

Para ele, é necessário fazer com que a população se conscientize sobre a importância da educação no combate à desigualdade social e na evolução do País. “É através da educação que a gente vai conseguir melhorar nossa competitividade, a produtividade e vai melhorar as condições profissionais de cada ser humano que mora neste País”, declarou o ex-presidente.

Sobre a crise econômica internacional, Lula relembrou os esforços da presidenta Dilma Rousseff para impedir que o Brasil fosse prejudicado. “Dilma fez um esforço incomensurável, inclusive colocando dinheiro para subsidiar o Minha Casa Minha Vida, mantendo todos os programas sociais deste País, para evitar que chegasse o desemprego e a crise no Brasil”, ressaltou o presidente.

O ex-presidente ainda revelou que a presidenta tem a obsessão de trazer a inflação para o centro da meta e acha admissível uma inflação de 45% a 6% ao ano. “Acho que ela vai conseguir. Nos anos 70, a inflação chegou a 80% ao mês a gente sobreviveu”, lembrou o ex-presidente.

Durante a entrevista, Lula reconheceu que o partido cresceu demais, chegou à Presidência, com mais responsabilidades, mas cometeu o erro de passar a fazer política como os demais partidos. Ele também defendeu que todos os erros sejam pagos por quem os cometeu.

“A gente nasceu para que as pessoas que nunca tinham tido voz neste País, pudessem ter. o PT começa a pagar, os erros aparecem. Serão punidos todos que erraram”, declarou Lula.

Ouça a entrevista na íntegra.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast