Lula: “Não é possível ver gente querendo construir uma supremacia branca”

Em encontro com representantes do esporte no Brasil, Lula lamenta que o país esteja vivendo um tempo mais violento de racismo e ressalta a importância da consciência política, por meio da prática esportiva

Ricardo Stuckert

Lula em encontro com esportistas em São Paulo. Foto: Ricardo Stuckert

Na manhã desta terça-feira, 27, o ex-presidente Lula se reuniu com representantes do esporte no Brasil, incluindo atletas, ex-atletas, jornalistas, profissionais e dirigentes. No encontro, Lula lamentou que brasileiros e brasileiras vivenciem um momento mais violento de racismo no país.

Durante o evento, que também contou com a participação da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, Lula defendeu que dirigentes dos clubes devem ter mais abertura política para conversar com os atletas jovens.

Ele ressaltou que é preciso combater, diariamente, o racismo e que a juventude precisa aprender e ter conscientização sobre os problemas sociais do país.

“Estamos vivendo um tempo de racismo mais violento do que tempos atrás. Falta ainda um pouco de consciência política para que passem a mensagem para o restante da sociedade brasileira. Não é possível que ainda tenha gente querendo construir uma supremacia branca”.

Lula também criticou os meios pelos quais o racismo ganha força e atravessa fronteiras com o recurso do celular.

“Eu às vezes fico triste porque nós estamos vivendo um tempo de racismo mais violento que alguns tempos atrás e, possivelmente, um tempo de racismo facilitado por conta disso aqui [exibiu um celular]. Isto aqui, embora seja uma coisa extremamente importante, esconde a cara do mau-caratismo, a cara do bandido, a cara do cara que tem preconceito”, declarou Lula.

Confira, ainda, a galeria de fotos do encontro:

Leia mais: Valorização do esporte foi um dos primeiros “golaços” de Lula

Revolução na arquitetura brasileira

Outra problemática destacada por Lula é a arquitetura das escolas brasileiras, que não contribuem para uma vivência multidisciplinar com o esporte. Além disso, enfatizou que é necessária uma proposta que mude o conceito nas escolas e que coloque o esporte como instrumento para cuidar da saúde de uma parte da sociedade, com segurança e formação da creche ao ensino fundamental.

“É preciso fazer uma revolução na arquitetura brasileira. É um monte de concreto, vertical, com uma quadra sem rede. Precisamos começar a mudar o conceito das nossas escolas, como instrumento de multidisciplinaridade. Precisamos mudar as nossas escolas e a cabeça dos nossos prefeitos. O problema é quando vai fazer o orçamento da estrutura. Tem de mudar o conceito de gastos para investimentos”.

Lula relembrou que nunca houve investimentos na história do Brasil no esporte como houve nos governos do PT. E afirmou que haverá conferências para definir a qualidade da política pública que e é possível fazer melhor e com mais rapidez.

“Não sou especialista em nada e tenho vontade de fazer tudo. É o momento que vocês nos digam o que devemos fazer. É preciso que o Estado e os entes federados entrem em acordo na mudança de padrão para que possamos acreditar na prática do esporte”.

Leia também: Lei de Incentivo de Esporte de Lula deu novo rumo à vida dos atletas do país

Esperança e democracia

A ex-jogadora de Seleção feminina de futebol Andreia Rosa destacou durante o evento que apoia Lula por ter “esperança” em um país” mais democrático”.

“O senhor vê as pessoas com um coração mais aberto, trata as pessoas igual, independentemente de gênero e de outras coisas. Para mim, é um privilégio muito grande”.

Entre os atletas que participaram do encontro, estavam o ex-jogador de futebol Walter Casagrande e o medalhista olímpico de taekwondo Diogo Silva.

Leia mais: 13 motivos para Lula voltar a ser presidente do Brasil

Durante o ato, também foram exibidos vídeos de ex-atletas como ex-jogadores de futebol Juninho Pernambucano e Raí, além da nadadora olímpica Joana Maranhão.

O ex-jogador Walter Casagrande afirmou acreditar em Lula desde a década de 1980 e disse ser preciso defender a democracia. “E estaremos sempre ao seu lado, sempre”.

Leia abaixo trechos das falas dos atletas e ex-atletas:

Ana Moser, ex-jogadora de vôlei
“O seu retorno à presidência é fazer com que esse povo, nosso, possa sonhar e acreditar que um país melhor, para todos, é possível. Então, presidente, esporte para todos, Lula de volta e vamos ser feliz de novo!”

Gustavo Araújo, paratleta olímpico
“Então, a gente está votando no senhor, confiando em você como a gente confiou nas outras gestões, porque a gente sabe que o Esporte vai ser bem visto, o atleta vai ser olhado da forma que ele deve ser olhado.”

Isabel, ex-jogadora de vôlei
“A sua volta representa para mim, como brasileira, independente do Esporte, saber que o povo brasileiro vai ter amor. E isso ninguém, ninguém, substitui. Com amor, a gente vai para qualquer lugar. Está aqui, está contigo, a bola está com o presidente e a gente vai conseguir”.

Casagrande, ex-jogador de futebol
“Não importa qual é a luta, qual é o problema, o quê que nós vamos ter que enfrentar. Nós estamos ao seu lado sempre! Viva a democracia! Viva a liberdade! Viva o Lula! Viva o Lula!”

Legado do PT e o futuro

No encontro, Lula recebeu um balanço das políticas públicas promovidas pelo PT e os desmontes após o golpe contra Dilma Rousseff.

Vista como uma pauta de inclusão social, o PT quer recuperar o legado e sinalizar o futuro tendo o esporte como educação, inclusão, de estímulo a talentos e como instrumento de desenvolvimento econômico.

Confira, abaixo, o legado dos governos de Lula e Dilma e agenda de futuro com o PT pelo esporte brasileiro:

O esporte é um direito social previsto em nossa Constituição. Como instrumento de formação educacional e integração social, que contribui para a convivência em comunidade e para a vida saudável, o esporte constrói a cidadania. Como manifestação cultural é um dos pilares constituintes da identidade brasileira.

É também uma potente âncora econômica, com força para gerar riquezas e empregos, sendo historicamente um importante fator de desenvolvimento social e inserção das minorias. Sua capacidade de mobilizar crianças, adolescentes e jovens permite a implementação de ações transversais nas áreas de educação, saúde e segurança cidadão.

Os governos Lula e Dilma investiram muito no esporte. Destacam-se a criação da Bolsa Atleta (auxílio financeiro para o jovem atleta estudar e treinar), a aprovação da Lei de Incentivo ao Esporte, induzindo a uma maior participação das empresas no patrocínio esportivo, a recuperação da vocação esportiva das Forças Armadas e dos Clubes Esportivos Sociais, instituições que estão na base da tradição esportiva brasileira, construção e requalificação de milhares de quadras esportivas, a recuperação dos equipamentos esportivos da maioria das modalidades esportivas, com a aquisição de equipamentos que permitiram um grande salto de qualidade na preparação dos atletas nacionais, além da organização dos grandes eventos esportivos.

Esporte paralímpico

Por decisão do Presidente Lula, o esporte paralímpico passou a ser valorizado, recebendo a mesma atenção que os esportes olímpicos. Como resultado, milhares de jovens com deficiência acharam uma oportunidade de vida no esporte, transformando o Brasil em uma potência no esporte paralímpico, revelando valorosos exemplos de sucesso e criando uma geração de novos ídolos, que assombram a todos com suas histórias de superação e dedicação.

Na mesma linha, a Presidente Dilma apoiou a construção do Centro Paralímpico Brasileiro, um dos mais modernos do mundo, além de garantir a ampliação do financiamento ao esporte paralímpico. Esses novos recursos permitiram ao Comitê Paralímpico Brasileiro a gestão do Centro em altíssima qualidade, criando um dos maiores casos de sucesso na gestão do Legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, para citar apenas dois exemplos, induziram investimentos urbanos, modernizaram nossa infraestrutura esportiva, geraram investimentos em aeroportos e na economia do turismo. Em um período de pouco mais de uma década superamos o atraso da nossa infraestrutura esportiva e criamos um dos mais importantes conjuntos de equipamentos esportivos do mundo. Projetos como o Metrô do Rio que se arrastavam a décadas foram entregues em prazo recorde, trazendo qualidade de vida à população.

O Brasil mostrou que, fora de campo, somos capazes de receber povos do mundo todo. Lembramos com orgulho e nostalgia das imagens da convivência dos brasileiros com torcedores de todas as partes do planeta, em um ambiente de festa e com absoluta segurança. Os grandes eventos deixaram lições. É preciso continuar atraindo eventos internacionais para aproveitar a vantagem competitiva gerada pela qualidade das novas instalações esportivas. Avaliar os erros e acertos é um imperativo para que o país possa continuar competitivo nesse segmento econômico tão relevante.

É tarefa urgente reverter o sucateamento de parte das estruturas criadas e retomar os investimentos em manutenção, operação e construção, abandonados em grande parte pelo governo golpista, bem como recuperar o projeto original de Legado dos Parques Olímpicos do Rio, articulando a Rede Nacional de Treinamento é tarefa de curto prazo.

Sistema Único do Esporte

O programa de governo do PT entende que o desenvolvimento do esporte deve ser tratado como política de Estado. Por essa razão, proporemos ao país um grande debate para a criação do Sistema Único do Esporte, definindo o papel da União, Estados, DF, Municípios e das entidades esportivas na oferta de políticas de esporte (sistema quadripartite), a exemplo do que ocorre na saúde, com o SUS. A governança desse Sistema deve assegurar a participação e controle social e a otimização dos recursos públicos.

Para promover um grande salto na gestão do esporte brasileiro, o governo vai implementar a Universidade do Esporte, articulando ensino, pesquisa e extensão, visando a formação de profissionais de nível internacional voltados para toda a cadeia produtiva do esporte (gestão esportiva, saúde, pesquisa e políticas públicas.

O futebol expressa a própria identidade nacional e será foco de importantes políticas públicas voltadas para a transparência, a boa gestão e o fortalecimento do mercado brasileiro. Por meio do BNDES, o governo implementará o Programa de Modernização da Gestão do Futebol, além de apoiar a construção de um calendário unificado que garanta atividade anual permanente para todas as séries e campeonatos. Apoiará também a estruturação a nível nacional do futebol feminino. O governo federal vai contribuir para a viabilização das Arenas da Copa nos Estados, estimulando a promoção de eventos e gerando, no curto prazo, milhares de empregos. O futebol se tornará vetor de desenvolvimento e promoção das capacidades do país.

Assista, na íntegra, o encontro de Lula com os representares do esporte no Brasil:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast