Lula participa do G7 no Japão e cumpre extensa agenda de encontros bilaterais

Presidente brasileiro vai se encontrar com líderes de pelo menos seis países e também tem reunião com o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres. Desde 2009 o Brasil não comparecia a um encontro do grupo

Ricardo Stuckert

Lula: avaliação positiva do início de governo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na manhã de sexta-feira (19), noite desta quinta-feira no horário de Brasília, em Hiroshima, no Japão, para participar da cúpula estendida do G7, grupo que reúne sete das oito principais economias do mundo.

Além de três sessões temáticas do G7, o presidente cumpre uma agenda intensa, que terá pelo menos sete encontros bilaterais.

Essa é a sétima vez que Lula participa da Cúpula do G7. As seis primeiras ocorreram nos dois primeiros mandatos, entre os anos de 2003 e 2009. E, desde então, o Brasil não comparecia a um encontro do grupo.

Durante a cúpula do G7 serão abordados temas como segurança alimentar, os problemas causados pela inflação e o alto endividamento das nações em desenvolvimento, ações de combate às mudanças climáticas, fortalecimento do sistema mundial de saúde e a guerra na Ucrânia.

Na semana passada, antecedendo o encontro de líderes, ocorreu a reunião de ministros de Finanças e presidentes de bancos centrais do G7, também no Japão. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, esteve no evento como convidado ao lado de representantes de outros países emergentes. Foi a primeira vez que um ministro da Fazenda brasileiro participou desse encontro.

Para o governo, os convites marcam a retomada do engajamento do Brasil com o G7 e o posicionamento do país em assuntos internacionais.

Agenda do presidente Lula

Na tarde de sexta-feira, às 17h (5h no fuso de Brasília), Lula terá uma reunião com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese.

Na manhã de sábado (20), às 8h45 (20h45 de sexta no Brasil), o presidente irá se encontrar com o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida. Kishida, na posição de presidente temporário do G7 e anfitrião do evento, convidou Lula para participar da cúpula, durante um telefonema no início do mês de abril.

Às 10h de sábado (22h de sexta no Brasil), o presidente do Brasil fará a terceira bilateral da viagem, se encontrando com o presidente da Indonésia, Joko Widodo.

Após o almoço, às 15h (3h de sábado no Brasil), os líderes do G7 e dos oito países convidados (além do Brasil foram chamados Índia, Indonésia, Austrália, Ilhas Cook, Comores, Coreia do Sul e Vietnã) e organizações internacionais farão a primeira sessão de trabalho da cúpula, com o tema “Trabalhando Juntos para enfrentar múltiplas crises”.

Às 17h55 (5h55 no Brasil), Lula fará mais uma reunião bilateral, desta vez com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Em seguida, às 18h25 (6h25 no Brasil), acontece a segunda sessão de trabalho com os participantes da cúpula, com o tema “Esforços conjuntos para um planeta resiliente e sustentável”.

O último compromisso do sábado será às 20h (8h no Brasil), quando o presidente brasileiro irá se reunir com o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz.

Na manhã de domingo, 21/5, às 9h40 (21h40 de sábado no Brasil), todos os chefes de delegação e cônjuges farão uma visita ao Parque Memorial da Paz de Hiroshima. O evento inclui uma cerimônia de deposição de flores no local, em homenagem às vítimas da bomba atômica de Hiroshima.

Depois, às 10h30 (22h30 de sábado no Brasil), ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”.

Após o almoço, às 14h30 (2h30 de domingo no Brasil), o presidente se reunirá com António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Às 15h15 (3h15 no Brasil), Lula encontra o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.

Depois, às 10h30 (22h30 de sábado no Brasil), ocorre a terceira e última reunião de trabalho da cúpula do G7 com os países convidados, com o tema “Rumo a um mundo pacífico, estável e próspero”.

Às 17h (5h no Brasil), o presidente se encontra com um grupo de empresários japoneses e representantes do banco de financiamento JBIC. Participarão representantes dos conglomerados Mitsui, NEC, Nippon Steel e Toyota.

Antes de embarcar de volta para o Brasil, na segunda-feira, o presidente Lula fará uma coletiva de imprensa às 8h (20h de domingo no horário de Brasília).

Da Redação, com Agência Brasil e Gov.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast