Lula recebe Jilmar Tatto para conversar sobre proposta de Tarifa Zero
Vice-presidente nacional do PT aproveitou o encontro para presentear Lula com seu novo livro “Tarifa Zero – Embarque nessa ideia”
Publicado em
Na tarde de ontem, 30 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP) para tratar do programa nacional de Tarifa Zero no transporte público. Durante o encontro, Tatto entregou ao presidente um exemplar de seu novo livro, “Tarifa Zero – Embarque nessa ideia”, que reúne diagnósticos sobre a falência do modelo tarifário atual e apresenta caminhos práticos para que cidades brasileiras implementem a gratuidade integral.
O presidente reiterou o pedido para que o parlamentar apresente estudos e um desenho de política pública. “Ele aproveitou a ocasião para me cobrar mais uma vez sobre o andamento da proposta de Tarifa Zero para todo o Brasil”, relatou Tatto após a reunião.
O encontro dá sequência à agenda de agosto, quando Lula e Tatto conversaram por cerca de uma hora sobre o tema e o presidente manifestou interesse na construção de uma proposta nacional. Desde então, o deputado tem mantido uma roda de consultas com Ministério da Fazenda, Ministério das Cidades, Frente Nacional de Prefeitos, Associação Brasileira de Municípios, além de acadêmicos e movimentos sociais, para consolidar alternativas de financiamento, governança e metas para o programa.
Leia também – Tarifa Zero: Câmara promove audiência para debater transporte público gratuito
“Relatei ao presidente as conversas com os ministérios e entidades municipalistas, além do diálogo com a academia e movimentos sociais para chegarmos a um desenho robusto e exequível do programa”, afirmou Tatto. “Me comprometi a entregar os estudos e a proposta após a COP30”.
Segundo o deputado, a proposta em elaboração parte do diagnóstico de que o atual sistema, sustentado majoritariamente pela tarifa paga na catraca, entrou em espiral de perda de passageiros e de qualidade, impondo subsídios reativos e reajustes frequentes. O objetivo da Tarifa Zero é recolocar o transporte público como direito social e infraestrutura essencial, articulando fontes estáveis de financiamento, mecanismos de gestão eficiente e critérios de desempenho para operadores.
Leia mais – Tatto, sobre tarifa zero em todo o Brasil: “Um sonho pode se tornar uma realidade”
Com o livro, Tatto pretende popularizar o debate e oferecer insumos técnicos e políticos a prefeitos, vereadores e gestores. A obra reúne evidências, modelos de referência e propostas de etapas de implementação, do benefício por grupos prioritários até a universalização.
Da Redação
