Lula recebe presidente do Consórcio Nordeste para discutir parcerias

João Azevêdo, também governador da Paraíba, abriu série de reuniões com chefes de Estado para discutir principais obras em cada unidade da Federação

Reprodução

Presidente Lula em reunião com o governador da Paraíba e coordenador do Consórcio Nordeste. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na tarde desta terça-feira (10), o presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB). Este foi o primeiro dos 27 encontros que fará com chefes de estados da federação para discutir obras prioritários e parcerias com o governo federal, uma de suas promessas de campanha para reaquecer a economia.

“A nossa reunião é a primeira de uma série que a gente vai fazer porque queremos recuperar a federação, ou seja, o governo federal precisa voltar a ser uma constante e eu posso te dizer que eu tenho orgulho e um olhar para todos os estados, mas o olhar mais carinhoso é para o Nordeste, porque vai recuperar aquilo que ele perdeu”, afirmou o presidente Lula. “Vamos trabalhar muito juntos e eu espero poder contribuir para melhorar a qualidade de vida do povo da Paraíba.”

O relatório entregue ao presidente Lula pelo governador, reeleito nas eleições de outubro do ano passado, traz balanço das principais realizações de seu estado entre 2019 e 2022. “O documento representa muitos avanços que nós conseguimos mesmo com o enfrentamento de pandemia e outras decisões difíceis (que tivemos de adotar)”, afirmou.

Depois da reunião com Lula, o governador Azevêdo sinalizou que o Brasil vive um novo momento de parcerias e diálogos com a União. “O que me deixa feliz é saber que agora temos o presidente Lula junto conosco, com um olhar atento e cuidadoso com o Nordeste e toda Paraíba. O melhor vem agora!”, disse.

Consórcio Nordeste

A solidariedade dos governadores do Nordeste ao presidente Lula e à democracia brasileira, após os atentados terroristas de bolsonaristas aos Três Poderes no domingo, foi traduzida em apoio efetivo de policiais militares. Pelo menos sete dos noves estados já enviaram efetivos da PM para ajudar na segurança e proteção do patrimônio público.

Até agora, foram designados 336 policiais militares operar em Brasília, sendo 70 PMs do Ceará, 70 da Bahia, 40 do Piauí, 50 de Alagoas, 30 do Rio Grande do Norte, 76 do Maranhã, 50 de Pernambuco e 30 da Paraíba, que estão à disposição mediante demanda do Ministério da Justiça.

Em seu Twitter, o presidente do Consórcio Nordeste, govenador João Azevêdo, manifestou no domingo repúdio aos ataques de bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional. “Não se podem dizer patriotas os que atacam a Constituição, invadem e depredam as instituições democráticas. As cenas que assistimos hoje em Brasília são inaceitáveis e ultrapassam qualquer limite de tolerância. Terrorismo deve ser combatido com o rigor da lei. Imediatamente”, escreveu.

Ainda no domingo (8), o Consórcio Nordeste publicou nota de repúdio e expressa solidariedade ao governo federal e ao presidente Lula. Confira a nota…

Nota oficial

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – Consórcio Nordeste – manifesta todo o apoio ao Governo Federal brasileiro na reconstrução de nossa democracia e retomada do pleno controle da segurança pública no Distrito Federal. A invasão de grupos de vândalos e terroristas às três casas que representam nossa soberania é a expressão máxima do desprezo por nossas instituições e do desrespeito à vontade popular.

Manifestamos nossa convicção de que é urgente que haja punição a todos os envolvidos, tanto os invasores quanto os seus financiadores e articuladores, assim como a servidores públicos que eventualmente tenham sido negligentes em suas funções. Afirmamos também que as forças de segurança dos governos dos nove estados do Nordeste estão integralmente à disposição do Governo Federal para o restabelecimento da lei e da ordem.

João Azevêdo
Presidente do Consórcio Nordeste