Lula defende Petrobras e cobra punição a corruptos

Lula defendeu que os trabalhadores da estatal sejam preservados por serem “efetivamente responsáveis pela construção” da estatal

Foto: Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou, nesta sexta-feira (3), a responsabilização e punição dos culpados pelos desvios na Petrobras, descobertos pela Operação Lava Jato. “Se alguém sacaneou ou roubou a Petrobras, que pague pelo roubo”, declarou durante participação na 5ª Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), em Guararema (SP).

Lula defendeu, no entanto, que os trabalhadores da estatal sejam preservados. “Que não sejam punidos aqueles que efetivamente são responsáveis pela construção dessa extraordinária empresa, motivo de orgulho para o nosso País”, afirmou.

Durante o evento, o ex-presidente disse ter orgulho de ter participado, junto com os petroleiros, da greve de 1995; de ter sido o presidente da república que fez a maior capitalização da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa); e de ter participado da recuperação da indústria naval brasileira, junto com “milhões de pessoas”.

“Tenho mais orgulho de saber que a Petrobras representava apenas 2% do PIB e hoje representa cerca de 13%. Está aqui, um brasileiro que não tem vergonha de ter orgulho da Petrobras”, ressaltou.

“Se eu fosse falar dos meus orgulhos, não terminaria de falar, pois são infindáveis”, completou.

Quando à situação pela qual passa o Brasil, o ex-presidente afirmou que a responsabilidade não pode ser atribuída ao atual governo, mas trata-se do resultado da “quebra irresponsável” do sistema financeiro internacional, em 2008. De acordo com Lula, é uma crise que impacta praticamente todos os países do mundo.

“Já foram gastos mais de 10 trilhões de dólares para resolver a crise, mas ainda está longe de resolver”, disse o ex-presidente.

Para o ex-presidente, há um “mau humor generalizado” de achar que tudo no País é ruim, disseminado pela mídia impressa, TV e internet. “Nós queremos as coisas como elas são. A Petrobras não é apenas corrupção. É uma empresa respeitada mundialmente. Em dezembro, o desemprego no País era 4,8%, parecia Dinamarca”, lembrou.

Segundo Lula, depois de Dilma vencer uma eleição “agressiva e aguerrida”, os adversários não querem aceitar a derrota nas eleições. De acordo com ele, nunca se viu tanta agressividade contra a presidência da república, como se vê agora. “Eu achei que o problema era comigo, por ser nordestino e não ter diploma universitário, mas eu nunca vi tanta agressão como a companheira Dilma tem sofrido”, destacou.

“Se o nosso governo está com problemas, não é para chorar. É para todo mundo dizer para a Dilma: ‘ó, você não está sozinha, tem milhões de pessoas com você, Dilma’. Porque uma mulher, que aos vinte anos foi presa e torturada e depois se tornou presidente da república, merece todo o nosso respeito”, completou.

Redução da maioridade – O ex-presidente criticou o “secular atraso” dos investimentos em educação frente a tentativa do Congresso Nacional de “jogar nas costas de meninos de 16 anos”, a responsabilidade de coisas que os governos não fazem. Lula destacou que ele e Dilma fizeram mais que qualquer outro governo anterior, mas que ainda não é o suficiente, devido ao débito com a educação.

“Temos uma dívida histórica na área da educação e de oportunidade para essa juventude. O estado que não cumpriu com suas obrigações, resolve acabar com a violência colocando moleque na cadeia”, destacou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast