Maioria do STF vota pelo afastamento de Ibaneis e prisão de Anderson Torres

Decisão do ministro Alexandre de Moraes de afastar governador do DF e deter ex-ministro de Bolsonaro foi ao plenário virtual, e, até a última atualização desta matéria, sete ministros haviam seguido o relator

Site do PT

Ibaneis, Torres e Bolsonaro: segundo Alexandre de Moraes, nada justifica as graves falhas na segurança do DF. Foto: Site do PT

Nesta quarta-feira, 11, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor do afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e da prisão do ex-secretário de Segurança do DF e ex-ministro de Bolsonaro, Anderson Torres, assim como da prisão do ex-comandante da Polícia Militar do DF Fábio Augusto Vieira.

As medidas foram tomadas pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, após os ataques terroristas contra os Três Poderes, no último domingo, 8, em Brasília. Cabe ao restante da Corte opinar para validar ou não a decisão, em um julgamento que ocorre no Plenário Virtual.

Até a última atualização desta matéria, já haviam votado e seguido o voto de Moraes: Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski e Luiz Fux.

Omissão e conivência

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a omissão e conivência de diversas autoridades da área de segurança e inteligência ficaram demonstradas com a ausência do necessário policiamento, em especial do Comando de Choque da Polícia Militar do Distrito Federal.

“Absolutamente NADA justifica e existência de acampamentos cheios de terroristas, patrocinados por diversos financiadores e com a complacência de autoridades civis e militares em total subversão ao necessário respeito à Constituição Federal”, argumentou.

Da Redação, com informações da CNN Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast