Maioria dos brasileiros não quer a privatização da Petrobras

Resultados da pesquisa revelam também que 82,4% não sabem dizer o nome do juiz federal que julga a investigação da Operação Lava Jato

Pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas revela que 58% dos brasileiros são contra a privatização da Petrobras. A vontade da maioria da população vai de encontro às investidas da oposição, defensora de projetos como o do senador José Serra (PSDB), que quer retirar da estatal a condição de operadora única do pré-sal.

O Projeto de Lei do Senado 131/15, do senador tucano, tem por objetivo retirar da petroleira a obrigatoriedade da participação de um mínimo de 30% em todos os leilões do pré sal e a sua primazia de operadora única da reserva de onde se está extraindo, diariamente, mais de um milhão de barris de petróleo.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 42,9% da população, os verdadeiros responsáveis pela corrupção na Petrobras são a falta de fiscalização dos tribunais competentes. Os que acreditam ser o governo responsável são 26,1%, seguidos pelos que creem ser os partidos políticos, com 13,3%, os diretores da empresa, 4,4%, os empreiteiros, 3,2% e os parlamentares, 2,7%.

O levantamento, publicado no dia 28 de agosto, foi realizado entre os dias 24 e 27 de agosto, e revelou que apenas 35,8% são favoráveis a entregar a maior empresa brasileira à iniciativa privada. Foram entrevistados 2.060 pessoas, maiores de 16 anos, em 154 municípios de 23 estados brasileiros.

Os dados revelam que praticamente 100% da população brasileira acompanha as investigações da Operação Lava Jato. No corte por região, em todas as cinco, mais de 90% acompanham. Apensar de toda essa atenção, 82,4% não sabem dizer o nome do juiz federal que julga a investigação. Nas regiões, o desconhecimento sobre o nome do juiz Sérgio Moro varia entre 74%, no Sul, a 85,6%, no Nordeste.

As investigações são positivas para 71,5% dos entrevistados e 21,4% entendem ser negativas para o País. Essa percepção é compartilhada por mais de 70% da população de quatro regiões, ficando em 65,6% no Nordeste.

Da Redação da Agência PT de Notícias