Major Denice defende diálogo para combater desemprego e gerar renda em Salvador

“Somos uma cidade de serviços e precisamos maximizar todas as nossas potencialidades: beleza, história, mar, arquitetura, esporte, saúde, cultura e o nosso simbolismo”

Divulgação

Major Denice e o governador da Bahia, Rui Costa (PT), durante atividade da campanha

A capital baiana registra hoje 17,5% de desemprego. Este é um dos grandes desafios a serem enfrentados pela futura administração da cidade. Major Denice Santiago, candidata do PT à prefeitura de Salvador, tem pleno conhecimento do problema e das suas implicações sociais no dia a dia da cidade. Mas, principalmente, tem disposição e propostas para mudar esse cenário.

“Somos uma cidade de serviços e precisamos maximizar todas as nossas potencialidades: beleza, história, mar, arquitetura, esporte, saúde, cultura e o nosso simbolismo. E transformar isso em grandes possibilidades de geração de renda e emprego, assim como investir em uma cidade comprometida com a sua população de desempregados e com aqueles que atuam na informalidade e, às vezes, precisam de incentivo, de um apoio para viver, produzir, manter-se de forma digna e sustentar a sua família’, argumenta Denice.

Major Denice, candidata do PT em Salvador

Ela pretende investir fortemente na capacitação e formação profissional retomando os programas de desenvolvimento e infraestrutura, além de celebrar parcerias com organizações sociais e empresariais. A proposta é viabilizar um pacto social que sinalize com as possibilidades de desoneração de setores produtivos como parte de um amplo movimento para gerar emprego e renda.

“Temos milhares de desempregados e é indispensável fomentar o desenvolvimento econômico inclusivo e solidário, gerando trabalho e renda, reduzindo desigualdades, atraindo investimento para criação de emprego, geração de renda, investimento para a economia criativa, além de fomentar a indústria, o comércio e o setor de serviços local, com ênfase na dinâmica dos bairros e no empreendimento coletivo. Temos também que apostar fortemente em modernizar a ciência e tecnologia voltadas aos setores produtivos do município”, alega a candidata petista.

Major Denice e a sua vice, Fabíola Mansur, do PSB

Diálogo amplo no pós-pandemia

Major Denice acredita que está ocorrendo uma transição e a crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus mostrou “uma cidade que precisa ser reconstruída, não apenas em hábitos novos, mas nos desafios que ela, a crise, nos apresentou, cabendo ao poder público responder a essas demandas, fazendo escolhas”, diz.

Por isso, ela define a saúde e a geração de emprego como os pontos centrais da sua futura administração.

“Não tenho dúvida que a saúde e a geração de emprego e renda são os nossos alvos principais e por isso vamos focar na construção de políticas públicas articuladas em todas as áreas. Principalmente depois dessa pandemia, que vai nos exigir muito cuidado, acompanhamento, monitoramento e busca de diálogo com o Governo do Estado e com o Governo Federal e com a nossa bancada de deputados e deputadas para viabilizar Emendas de Bancada para assegurar uma virada positiva na nossa cobertura e ampliação de atendimento”.

Para isso, ela pretende convocar um amplo diálogo com todos os setores econômicos de Salvador com o objetivo de retomar o desenvolvimento econômico da capital baiana.

“Vou convidar todos para conversar, vou convidar os segmentos que empregam na cidade: os lojistas, o setor da construção civil, os comerciantes, o setor imobiliário, a rede particular de ensino, a rede de saúde privada,  transportes coletivos, mercado de informática, entre outros. Quero dialogar na construção de um amplo processo de retomada do nosso desenvolvimento, procurando respeitar todos que também estão vivendo momentos de crise e que tem mantido os empregos e possibilitando a sobrevivência da parte formal da cidade”, compromete-se.

E complementa com a convocação também dos setores sociais e sindicais: “Sentaremos com a sociedade, com os movimentos sociais, centrais sindicais, associação e faremos um grande pacto social para fazer a nossa cidade crescer e se desenvolver”.

Falta políticas públicas para os pequenos

Major Denice critica atual administração municipal pela falta de políticas públicas e de incentivos para os pequenos empresários da capital da Bahia e denuncia os privilégios concedidos a apenas uma determinada classe social.

“Atualmente a cidade é governada para uma determina classe da sociedade e para um determinado grupo de pessoas e empresários. Isso termina dificultando os estímulo ao emprego e o desenvolvimento econômico para as classes menores, sobretudo as periféricas. Precisamos incentivar novas formas de economia. Precisamos entender que a economia circula de fato por meio dos pequenos e médios empresários, daqueles que têm sua ‘guia’, seu empreendimento, nas periferias e que empregam outras pessoas”, alega ela.

E ela enfatiza a proposta de promoção de investimentos na chamada economia criativa de Salvador.

“Nós precisamos promover políticas de financiamento de pequenos e micro empresários, investir nos empreendimentos da economia criativa que pulsa nas periferias. É essencial que haja esse direcionamento da política para mudar a realidade de desemprego e desalento da cidade”.

Para a disputa em Salvador, o PT e o PSB formaram a ‘Coligação que Cuida de Gente’. A Major Denice tem como candidata a vice-prefeita a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).