Marcha colore Curitiba com luta e resistência na manhã deste 1º de Maio

Centrais sindicais se unem em dia histórico para caminhar por Lula e lutar por sua liberdade no Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Ricardo Stuckert

Marcha de 1º de Maio lota as ruas de Curitiba

Uma onda vermelha tomou as ruas de Curitiba já nas primeiras horas deste histórico 1º de Maio, consolidando a capital paranaense como a capital da resistência. Milhares de homens e mulheres que desde domingo chegam em caravanas de todo o país começaram a concentração às 7 horas da manhã do Terminal de ônibus Boa Vista para seguir em grande marcha rumo à Praça Olga Benário, a poucos metros do prédio da Superintendência da Polícia Federal onde o ex-presidente Lula é mantido como preso político.

“Este é um dia histórico em que sete centrais sindicais se unem em torno de uma unidade que é Lula. Lula faz parte do movimento sindical desde 1968 e, pela primeira vez, não está fisicamente conosco, mas caminha pelas nossas pernas”, resumiu o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta. “Nós permaneceremos na rua até que Lula esteja livre para continuar conosco em nossa caminhada.”

“Venho do Amazonas e viria até nadando para estar junto de Lula”, anunciou a senadora Vanessa Grazziottin (PCdoB).

A união de cores, partidos, religiões, crenças e movimentos sociais culminou num dos mais fortes “Bom Dia, presidente Lula”, que já se ouviu no bairro de Santa Cândida. “Não temos muito a comemorar, mas temos muito a resistir, a lutar e organizar o povo brasileiro”, disse a vice-presidenta da CUT nacional, Carmem ForoRoberto Baggio, da direção nacional do MST, celebrou a presença de pessoas de todos os estados do Brasil, tanto no acampamento Marisa Letícia como vindos a Curitiba especialmente para participar das atividades políticas e culturais nesta terça-feira.

Todos caminham juntos em torno do mote principal do 1º de Maio deste ano, que tem como principal defesa a liberdade de Lula e o resgate dos direitos da classe trabalhadora atacados e usurpados desde o golpe que tirou do poder a presidenta legitimamente eleita Dilma Rousseff.

Da Redação da Agência PT de Notícias, de Curitiba