Márcio Pochmann aponta desafios da atualidade em curso de militantes em Portugal

O professor, autor de diversas obras de referência sobre a economia e a sociedade brasileiras, traçou o panorama da história econômica do país, para explicar a realidade atual do Brasil, além de traçar desafios à sociedade nacional.

lza Fiuza/Agência Brasil

O economista Márcio Pochmann, professor do Instituto de Economia da Unicamp, foi o convidado para a segunda aula (24/05) do curso de formação “Para entender a realidade brasileira e pensar o futuro”, iniciado em 17/05 nos canais do Youtube dos Militantes do PT em Portugal e do Instituto Edésio Passos e pelas suas respectivas páginas do  Facebook. O curso, idealizado e organizado pelos Militantes do PT em Portugal, tem alcance mundial, com mais de 1.300 inscrições de pessoas de diferentes países da Europa, América Latina e dos Estados Unidos, além dos quatro cantos do Brasil. Os Militantes do PT em Portugal constituem-se em um grupo que se reúne autonomamente para criar ações e diálogo com outros petistas e simpatizantes do campo democrático.

Na aula de 24 de maio, no último domingo, Márcio Pochmann desenhou a lógica do crescimento econômico do país nos últimos 40 anos, para um público perto das 400  pessoas que acompanhou a aula ao vivo, participando ativamente do encontro enviando perguntas, elogios e análises sobre o conteúdo. A aula continua acessível nos canais que transmitiram ao vivo a palestra.

O professor da Unicamp destacou o caráter de declínio do capitalismo no país, evidenciado pela estagnação econômica que se vislumbra no momento, apontando que o Brasil teve ao menos duas décadas perdidas de crescimento: a de 1980 e a que vivemos no presente. E na atualidade isso é evidenciado pela desindustrialização, já que a indústria brasileira, hoje, apresenta um peso econômico em torno de 10% do PIB nacional, igual ao índice de 1910. Como a indústria é a coluna vertebral de qualquer desenvolvimento, isso já sinaliza problemas estruturais a curto prazo.

A terciarização da economia, tônica da economia nacional nas últimas décadas, tem como predominância os serviços e o aumento do desassalariamento, que acarretam a perda da importância relativa dos contratos de trabalho que garantem direitos ao trabalhador – outra face marcante dos últimos anos – apontando, assim, para o aumento do precariato.

O pesquisador também analisou a estrutura do sistema político e eleitoral brasileiro, firmado pela Constituição de 1988, que obriga o executivo a construir um governo de coalizão, com um Congresso muito fragmentado. Consequentemente, o projeto vencedor das eleições vê-se impelido a incorporar opositores em seu governo, pois sem essa coalizão é incapaz de colocar em prática esse projeto.

Márcio Pochmann apontou que esses dois eixos da realidade nacional – as transformações econômicas das últimas décadas e sua estrutura político-eleitoral – tornam-se fatores determinantes para as estratégias que precisam ser traçadas para superar os problemas que atualmente perpassam a sociedade brasileira. Portanto, são pontos condicionantes para os desafios a serem superados na atualidade.

Autor de diversas obras, podem-se destacar; O mito da grande classe média, publicado em 2014, pela Boitempo; A desigualdade hereditária: origem e trajetória no Brasil, de 2017, pela UEPG; e Capitalismo, Classe Trabalhadora e Luta Política no início do Século XXI, também de 2017, pela Fundação Perseu Abramo, em coorganização com Reginaldo Moraes.

A segunda aula do curso “Para entender a realidade brasileira e pensar o futuro”, ministrada por Márcio Pochmann, está acessível no link ao final deste texto, assim como o link  para a aula inaugural de Jessé Souza. No próximo domingo (31/05), a psicanalista Maria Rita Kehl irá ministrar sua aula, com o título: Condições culturais, sociais e psicológicas”, às 11h no horário de Brasília.. No dia 07 de junho, será a vez da jornalista Laura Capriglione e da também jornalista e linguista Letícia Sallorenzo, com a temática Militância Digital. Para finalizar o curso, os palestrantes serão André Passos, presidente do Instituto Edésio Passos, e a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, com a palestra Os desafios para o futuro, no dia 14 de junho.

As inscrições para o curso ainda estão disponíveis pelo link   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdw7Yi7_IVEDsLAVM4u_ZJWunUQQZxivdwnMcQRpe1xB7_q2g/viewform

Os vídeos da aulas podem ser acessados nos endereços abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=PkvpTwdEwB0 (aula 1)

https://www.youtube.com/watch?v=LOIgXzjqzhU&t=903s (aula 2)

Militantes do PT em Portugal

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast