Maria do Rosário é escolhida uma das ‘Mulheres Inspiradoras de 2015’

Entre as quase 200 homenageadas, a deputada foi lembrada pelo exemplo de resistência ao vencer uma ação por danos morais contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ)

Gustavo Lima/ Câmara dos Deputados

A deputada federal Maria do Rosário em pronunciamento na Câmara

Em meio a inúmeros debates, atos e iniciativas na luta pelos direitos das mulheres, o site “Think Olga” divulgou, na sexta-feira (27), a lista “Mulheres inspiradoras de 2015”. Entre as quase 200 homenageadas, na categoria “Política e Estado”, a deputada Maria do Rosário (PT-RS) foi lembrada pelo exemplo de resistência ao vencer uma ação por danos morais contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

O parlamentar foi condenado por declarar, em sessão no Plenário, que “não a estupraria porque ela não merece”.

“Este foi um ano muito especial para as mulheres brasileiras. Ainda que tenham sofrido ataques diretos à própria autonomia e liberdade e assistido retrocessos políticos inexplicáveis”, diz publicação do “Olga”.

O projeto feminista ressalta também que este ano foi um período em que as mulheres “tomaram as ruas para dizer basta” e compartilhar histórias por meio de hashtags, “descobrindo que não estão sozinhas no sofrimento pessoal com que o machismo as aflige”.

A iniciativa destaca ainda o ineditismo do tema da redação do ENEM 2015, que pautou tema feminista.

São 16 categorias: arte e entretenimento, ativismo e cidadania, blogs e mídias sociais, ciência, comunicação, educação, empreendedorismo, esporte, inspiração, literatura, moda e beleza, música, política e estado, saúde, tecnologia, em memória – além de uma menção honrosa às mulheres que compartilharam suas histórias de abuso sexual nas redes sociais com a hashtag #primeiroassédio. Em cada uma das categorias, há mulheres brasileiras e de fora do país.

Além das nomeações, o Think Olga, em parceria com a Agência Ideal, fez um levantamento de dados relacionados ao empoderamento feminino no mundo virtual. Segundo a pesquisa, as buscas no Google com o termo “empoderamento feminino” aumentaram 354,5% desde janeiro do ano passado.

As integrantes do coletivo lembram, no entanto, que a lista não se trata de uma premiação ou de uma seleção definitiva: “Trata-se sim de uma referência geral de histórias e trabalhos femininos que se destacaram em 2015 e fizeram dele o grande ano que está sendo – e que será eternizado como o ano da Primavera Feminista”, diz o texto.

O “Think Olga” é um projeto feminista criado em abril de 2013, e tem como missão o empoderamento de mulheres pela informação. Entre outros projetos, a Olga é responsável pela criação da campanha “Chega de Fiu Fiu” e do banco de dados “Entreviste uma Mulher”.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da “Revista Fórum”

PT Cast