Martvs: “Queremos construir uma jornada nacional de legislação antirracista”

Ao Jornal PT Brasil, o secretário de Combate ao Racismo do PT, Martvs Chagas, fala sobre os objetivos do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros desta terça (12), em Brasília; Veja a programação

Site do PT

Martvs: “Queremos construir uma jornada nacional de legislação antirracista”. Foto: Site do PT

Parlamentares negras e negros de Estados e municípios brasileiros têm encontro marcado nesta terça-feira (12), em Brasília, para discutir políticas públicas e a inclusão social da população negra no país.

Ao Jornal PT Brasil, o secretário de Combate ao Racismo (SNCR) do Partidos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT), Martvs Chagas, destaca os objetivos do encontro e as pautas urgentes a serem tratadas no evento.

“Queremos construir uma jornada nacional de legislação antirracista”, enfatiza Chagas. Ele afirma que a jornada da legislação antirracista vai abarcar as três esferas da união: nacional, municipal e estadual, com a criação de estatutos de igualdade racial e uma séria de ações que serão definidas pelos parlamentares durante o encontro.

“É importante dizer que nas eleições passadas conseguimos eleger o maior número de pessoas negras no Brasil e queremos utilizar esse momento da vida política para nos organizar”.

O secretário de Combate ao Racismo do PT reforça ainda que, entre os objetivos do encontro, está a  criação de uma rede nacional de parlamentares negros e negras para atuar no Brasil e no Fórum Permanente de Afrodescentes da ONU para integrar o parlamento negro das Américas.

Pautas urgentes

Martvs condenou a sequência de violências praticadas contra a população negra no Brasil, que cresceu significativamente nos últimos anos, e disse que a defesa e a promoção da vida negra com dignidade é prioridade, além da inclusão econômica com qualidade, estão entre as pautas urgentes que o Brasil precisa resolver.

“Não podemos aceitar a quantidade de crimes contra a população negra que acontece todos os dias, que mata crianças, jovens e mulheres. Temos ainda a violência política sofrida contra os parlamentares negros e negras”.

Programação

Confira, abaixo, a programação do Encontro Nacional de Parlamentares Negras e Negros:

Data: 12/04/2023

Horário: 9h00 às 18h00

Local: Comfort Suítes Brasília – SHN Q. 4 BL D – Asa Norte, Brasília – DF

09:00 – Abertura com representantes dos partidos da Frente Ampla Democrática e da Fundação Friedrich Ebert

09:30 – Saudação das/os parlamentares presentes

09:40 – Diálogo aberto: o parlamento, as políticas públicas e a inclusão das pessoas negras.

11:00 – Apresentação da Jornada Nacional de Legislação Antirracista

Coordenação: MDB e Cidadania

12:00 – Proposta de criação da Rede Nacional de Parlamentares Negras e Negros

Coordenação: PSDB e PV

13:00 – Almoço

15:00 – Visita ao Congresso Nacional

O evento é organizado pela SNCR do PT, pela Fundação Friedrich Ebert (Friedrich-Ebert-Stiftung) e pelos partidos da base aliada do governo Lula. Entre os parlamentes que participarão do encontro estão o deputado federal, Dr. Francisco (PT/PI); a deputada estadual, Andreia de Jesus (PT/MG); o deputado estadual, Renato Freitas (PT/PR); e a vereadora Taina de Paula (PT/RJ).