Marx 200 anos: Trajetória e o legado do revolucionário comunista

O Brasil de Fato relata em reportagem especial a vida, ideias e reflexões do filósofo, economista, jornalista e revolucionário comunista, Karl Marx

Acervo

Karl Marx

Há exatos dois séculos nascia o espectro que, até hoje, ronda o mundo como a maior influência para todos que lutam contra as injustiças do sistema capitalista, seja por meio da adoção de uma nova percepção da realidade, seja pela iniciativa da prática transformadora. Filósofo, economista, jornalista e revolucionário comunista, Karl Marx continua tão atual em 2018 quanto nos séculos 19 e 20. É o que defendem os estudiosos de sua teoria entrevistados pelo Brasil de Fato para esta reportagem especial.

Ao contrário de sua teoria política, porém, as histórias da vida pessoal e da militância de Marx não foram amplamente divulgadas ao longo desses 200 anos. À medida que, nos últimos tempos, mais biografias começam a ser publicadas no Brasil, a imagem do velho senhor barbudo, intelectual e autor de obras densas, começa a ser melhor conhecida.

Esse movimento de desmitificação e humanização do pensador revolucionário torna-se ainda mais necessário diante da atual conjuntura de crise política e econômica, no país e no mundo, a fim de que suas ideias e reflexões sejam cada vez mais lembradas, estudadas e praticadas.

Reportagem completa no site do Brasil de Fato: “Marx 200 anos: A militância, a trajetória e o legado do revolucionário comunista”