MEC divulga primeira chamada do Prouni 2016

Alunos podem conferir o resultado pela página do Prouni na internet. Os selecionados deverão comprovar, até o dia 1º de fevereiro, os dados apresentados no momento da inscrição e efetuar a matrícula

O Ministério da Educação divulgou pela internet, na manhã desta segunda-feira (25), o resultado da primeira chamada dos estudantes selecionados pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os alunos selecionados na primeira chamada deverão comprovar, até o dia 1º de fevereiro, os dados apresentados no momento da inscrição e efetuar a matrícula. As informações sobre local e data para a conferência dos dados serão fornecidas pela instituição de ensino em que o estudante foi aprovado. 

Caso o candidato perca o prazo ou não comprove os dados, ele será automaticamente reprovado. Os alunos que não foram selecionados em primeira chamada devem esperar pela segunda seleção, que deve ter o resultado divulgado no dia 12 de fevereiro.

A terceira oportunidade será para a lista de espera. Os estudantes com interesse em integrar essa lista deverão fazer a escolha entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

A primeira edição do Prouni neste ano oferece 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

História – Lançado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, o Prouni beneficiou 1,7 milhão de estudantes desde que foi criado. O programa de acesso ao ensino superior oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação e formação específica em instituições privadas.

O benefício é oferecido pelas faculdades e universidades em troca de incentivos fiscais. Estimativas divulgadas pelo Ministério da Educação em 2015 apontavam que 40% dos estudantes de universidades particulares são beneficiários do Prouni e/ou Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Têm direito ao benefício estudantes do ensino médio da rede pública ou da rede particular, desde que também tenham estudado com bolsas. Para concorrer a uma bolsa integral, o candidato precisa renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para bolsas parciais, a renda familiar por pessoa deve ser de até três salários mínimos.

A quantidade de bolsas ofertadas pelo Prouni teve expressivo crescimento desde o lançamento do programa. Em 2005, foram 112,2 mil vagas. O número subiu para 247,2, em 2010 e passou para 306,7 mil, em 2014. Em 2015, foram oferecidas 213.113 vagas.

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast