Mercadante: Mídia dá ênfase no ataque ao PT

Apesar de ter as contas aprovada pela Justiça Eleitoral, Aloizio Mercadante foi atacado pela mídia com delação de Ricardo Pessoa, dono da UTC, empresa investigada na Operação Lava Jato

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Aloizio Mercadante: “É só com crescimento, como dizia [John Maynnard] Keynes, que a gente consegue equacionar os problemas fiscais do Estado”

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, criticou, em coletiva de imprensa neste sábado (27), a “ênfase” dada pela mídia em vazamentos seletivos contra o Partido dos Trabalhadores. Ele lembrou que a delação premiada de Ricardo Pessoa, presidente da empresa UTC, citou políticos de outros partidos.

“Nesse episódio de investigação que atinge vários partidos e políticos do país, há ênfase no ataque ao PT e ao partido do governo. Uma parte é luta política e os problemas graves que ocorreram, as pessoas que estão envolvidas, de vários partidos, mas é evidente que há uma elite focada numa disputa que não parou desde o fim das eleições”, disse.

Na última sexta-feira (26) por meio de nota, Mercadante informou ter recebido R$ 250 mil da UTC, “conforme demonstrado em minha prestação de contas aprovada pela Justiça Eleitoral”. Ele reafirmou que as doações foram legais.

O ministro ainda questionou os motivos pelos quais a mídia não cita as doações de empreiteiras investigadas na Lava Jato ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), por exemplo.

Segundo Mercadante, o tucano “também recebeu das empresas, R$ 1,4 milhão pela Constran e pela UTC, devidamente prestadas contas na Justiça Eleitoral”.

Apesar dos ataques ao PT, Mercadante declarou estar disposto em ajudar nas investigações da Lava Jato e, caso necessário, confrontar a delação de Pessoa.

“Estou pedindo acesso às informações dessa delação para esclarecer esse episódio e me colocar à disposição da Procuradoria Geral da República para dar resposta o mais rápido às informações necessárias para que a gente possa esclarecer. Como homem público, faço questão de responder a qualquer tipo de questionamento”, disse.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias