Luta dos petroleiros garantiu retomada da Refinaria Abreu e Lima, diz Deyvid Bacelar

Coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) também condenou a Operação Lava Jato pelos grandes prejuízos causados ao país, especialmente à Petrobras

Reprodução/TV

Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) fala durante o anúncio da retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima

Após anos de abandono, o presidente Lula anunciou nesta quinta-feira (18) a retomada dos investimentos na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), localizada em Ipojuca, Pernambuco, através do aporte de R$ 17 bilhões. Os recursos irão permitir a criação de cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos, além do acréscimo de cerca de 13 milhões de litros de Diesel S10 (de baixo teor de enxofre) por dia à capacidade de produção nacional.

Durante o anúncio de Lula, o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, lembrou que esse sonho que agora se concretiza só foi possível “porque houve muita luta, principalmente dos trabalhadores e trabalhadoras, que fizeram atos, paralisações e greves”. Ele referiu-se à segunda maior greve da história da categoria petroleira, em fevereiro de 2020, quando ele e outras lideranças ocuparam a sede da Petrobrás e a categoria paralisou as atividades em todo o Brasil por 21 dias.

“Sem dúvida alguma, é motivo de nós, trabalhadores e trabalhadoras, comemorarmos a volta dessa grande refinaria”, afirmou Deyvid, ressaltando que a categoria petroleira tem perspectivas importantes a partir da ampliação e modernização da Refinaria Abreu e Lima. Bacelar lembrou que há outras refinarias importantes do Nordeste que precisam ser recuperadas pela Petrobrás, como a Rlam (Bahia) e a Refinaria Clara Camarão (RN), que foram privatizadas no governo Bolsonaro, e a Lubnor (CE), cuja venda foi cancelada.

Assista abaixo o vídeo com a íntegra do pronunciamento do coordenador da FUP

Lava Jato

Em sua fala, Deyvid Bacelar também criticou as ações da Operação Lava Jato que prejudicaram e muito, não apenas a Petrobras, mas todo o país.

“Aqui estamos vendo a realização de um sonho que tentaram destruir, um sonho que ficou paralisado por anos devido a ações irresponsáveis. A operação Lava Jato prejudicou não apenas a Petrobrás, mas o Brasil como um todo. Essa refinaria é um patrimônio nacional, e a retomada das obras é um passo importante para o desenvolvimento econômico do país”, afirmou Bacelar.

Segundo o coordenador da FUP, é preciso também trazer de volta os funcionários demitidos durante a paralisação e reiterou o compromisso da categoria em não deixar nenhum companheiro para trás.

“Além de reivindicarmos justiça pelos danos causados pela Lava Jato, celebramos a retomada dos empregos que essa refinaria proporcionará. É um marco histórico e um impulso significativo para a economia local e nacional”, afirmou o líder petroleiro.

LEIA MAIS: Refinaria Abreu e Lima: “De volta aos investimentos para gerar empregos”, diz Lula

Antes do anúncio oficial de retomada dos investimentos, a FUP já havia reforçado a importância estratégica da Refinaria Abreu e Lima para a Petrobrás e o país, destacando-a como um passo crucial na busca pela autossuficiência e desenvolvimento sustentável no setor energético brasileiro. “A responsabilização dos envolvidos na paralisação injustificada das obras é vista como um passo essencial para garantir a integridade das instituições e o progresso do país”, diz também a nota.

A Refinaria Abreu e Lima, que chegou a ser colocada à venda no governo Bolsonaro, voltou a ser estratégica para a Petrobrás. Em seu Novo Plano Estratégico 2023/2027, a empresa alocou mais de R$ 92 milhões de investimentos para ampliar e modernizar o Trem 1, que opera desde 2014, aumentando a capacidade de processamento de 115 mil para 130 mil barris de petróleo por dia. Para o trem 2 , serão aplicados 1,6 bilhões de dólares até sua conclusão em novembro de 2026 e início das operações em 2027.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast