Livro contesta fake news de que o PT teria “quebrado” o Brasil

Livro “Crescer e distribuir é possível!” foi lançado nesta segunda (26). Na obra, Eduardo Fagnani, Gerson Gomes e Guilherme Mello desmontam a narrativa golpista e bolsonarista sobre a economia e o PT

Site do PT

 Crescer e distribuir é possíve!, de Eduardo Fagnani, Gerson Gomes e Guilherme Mello. Site do PT

A Fundação Perseu Abramo (FPA) lançou, nesta segunda-feira (26), o livro Crescer e distribuir é possível! Confrontando a narrativa golpista sobre a economia e o PT, de Eduardo Fagnani, Gerson Gomes e Guilherme Mello. A obra está disponível para download no site. O livro reúne 28 artigos dos autores publicados ao longo de 2021 e 2022 na Revista Focus Brasil, também editada pela FPA. Clique aqui para acessar a página onde é possível baixar o livro.

Para marcar o lançamento, a Fundação Perseu Abramo promoveu um debate sobre o livro na série Diálogos pelo Brasil. Além dos autores, participaram como debatedores Luiz Gonzaga Belluzzo, Antonio Correa de Lacerda e o ex-ministro Guido Mantega. Assista abaixo:

O livro apresenta farto conjunto de dados e estatísticas oficiais (quase cem gráficos e tabelas) que tornam claro e evidente que é absolutamente falsa a narrativa de que a política econômica do Partido dos Trabalhadores (PT) teria “quebrado o Brasil”. Para os autores, essa narrativa cumpriu o objetivo de criminalizar politicamente o PT, abrindo caminho para o impeachment de Dilma, a prisão de Lula e o avanço do ultraliberalismo e do conservadorismo no país.

Crescer e distribuir é possível! relembra qual era a realidade econômica brasileira no final dos governos de Fernando Henrique Cardoso, quando Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o país, em 2003. A partir dessa contextualização, o livro demonstra que durante os governos Lula e Dilma houve drástica redução da vulnerabilidade externa da economia e foi feita consolidação fiscal de longo prazo, apoiada no crescimento, que tornaram sólidos os fundamentos macroeconômicos.

A estratégia de desenvolvimento conciliou crescimento econômico com redistribuição da renda. O crescimento foi impulsionado pelos investimentos, pelo crédito e pelo mercado interno de consumo assalariado formado a partir de políticas de distribuição de renda, de redução da pobreza, de expansão e formalização do emprego e de aumento e democratização do crédito, cuja maior virtude foi a melhora expressiva das condições de vida dos mais pobres.

Crescer e distribuir é possível! ainda analisa o desastre socioeconômico causado pelas gestões Temer e Bolsonaro. Segundo os autores, nesses governos, o Brasil só não foi à bancarrota porque pôde recorrer aos mais 360 bilhões de dólares de reservas externas deixadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O livro conta ainda com um capítulo assinado pela jornalista e cientista política Maria Inês Nassif. Ela analisa a relação entre crise política e crise econômica entre 2013 e 2016. O presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante assina a apresentação do livro.

“A principal razão foi reparar uma falsidade histórica que me atormenta há 8 anos”, afirma Eduardo Fagnani, em resposta à pergunta sobre o que motivou reunir esse material no livro que ora chega às mãos dos leitores e leitoras. O livro apresenta fatos que desconstroem as mentiras circulantes, segundo as quais a política econômica do Partido dos Trabalhadores (PT) teria “quebrado o Brasil”, continua.

Segundo Fagnani, “aquelas mentiras, construídas e repetidas a partir da falsificação de supostos ‘fatos econômicos’ – mentira que, à custa de ser repetida, implantou-se como se fosse verdade e informação correta – inventam, divulgam e repetem o que é invariavelmente apresentado no noticiário e nas ‘análises’ políticas e econômicas como se fossem desmandos da condução da política econômica do PT: de um “experimento desenvolvimentista”, ou de “nova matriz macroeconômica” ou de algum “populismo” esquerdista”.

“Trata-se de uma poderosa narrativa “fake” engendrada por “economistas do mercado”, e amplamente difundida pela mídia corporativa, voltada para criminalizar a esquerda, destruir o PT, justificar o golpe parlamentar de uma presidenta democraticamente eleita, impedir a candidatura de Lula em 2018 e retomar a agenda ultraliberal no Brasil”, afirma ainda.

O livro também apresenta quase uma centena de dados e fatos que demonstram cabalmente que o discurso dominante é mentiroso e só serviu aos interesses dos protagonistas da farsa do impeachment e da restauração do ultraliberalismo econômico, responsável, em grande medida, pelo desastre econômico e social dos governos Temer e Bolsonaro.

Sobre os autores

Eduardo Fagnani é doutor em Economia pela Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT-UNICAMP).

Gerson Gomes é membro do Conselho do Centro de Altos Estudos do Brasil para o Século 21. Foi funcionário de carreira da FAO e da CEPAL e assessor econômico no Senado Federal e na Câmara dos Deputados.

Guilherme Mello é professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON-UNICAMP).

Ficha técnica
Título e subtítulo: Crescer e distribuir é possível! Confrontando a narrativa golpista sobre a economia e o PT
Autor: Eduardo Fagnani, Gerson Gomes e Guilherme Mello
Edição: 1ª edição, 2022
Editora Fundação Perseu Abramo
Número de páginas: 128
Capa: Antonio Kehl

Da Redação, com Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast