Militantes do PT transformam praça abandonada em Centro Cultural

Com ajuda do deputado estadual Fernando Mineiro (PT-RN), Centro Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) ocupou uma área que estava degradada

Inaugurado dia 2 de agosto, o Centro Urbano de Intervenções Artísticas (CUIA) era até bem pouco tempo um espaço abandonado na cidade de Mossoró (RN), que servia apenas como depósito de lixo e esconderijo para usuários de crack. O coletivo “De Pé no Chão”, formado por militantes da cultura e do setorial LGBT do PT/RN, resolveram ocupar o local e levar lazer, arte e cultura à população.

“Escolhemos aquele espaço para sair um pouco do centro cultural de Mossoró e levar cultura também para a periferia. É uma praça grande, com estrutura de uma concha acústica, mas estava abandonada”, afirmou Max Medeiros. “Com apoio da população, nós limpamos, pintamos, fizemos uma pequena reforma. Levamos uns 15 dias para organizar tudo”, diz ele, que contou com Adeilson Dantas, Alisson Chaves, Angelo Patrício, Bob Aquino, Igor Patrício,  Jeferson Santos e Yuri Costa para o trabalho.

Inspirado por ações como “Grito Urbano”, na Zona Norte de Natal e “Pontos de Cultura”, em São Miguel do Gostoso, o grupo temia uma reação dos moradores, pois o projeto seria a ocupação de um espaço público. Mas logo houve o apoio ao projeto, que fica ao redor de três importantes instituições de ensino e que também abraçaram a causa: o Colégio Estadual, o Diocesano e o Supletivo.

Max disse também que o projeto contou com a ajuda do mandato do deputado estadual Fernando Mineiro, e do presidente do PT/RN, Eraldo Paiva. “Avalio essa ação como muito enriquecedora para a Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT). Mostra à sociedade que a JPT não é apenas burocracia e que podemos sair dos gabinetes e trabalhar em prol do social. Esse tipo de atitude deve servir como exemplo para todos nós enquanto militantes do PT”, diz Max.

O CUIA, que na inauguração contou com oficinas, apresentações de teatro, exposição, grafite e shows musicais, já se prepara para em breve, dar inicio as aulas gratuitas de capoeira para a comunidade. O espaço fica na Praça João Costa, no bairro Santo Antônio.

Da Redação da Agência PT de Notícias