Militar da comitiva de Bolsonaro é preso na Espanha com 39 kg de cocaína

Militar da Aeronáutica foi preso no aeroporto de Sevilha em avião da FAB, usado em comitiva de Jair Bolsonaro (PSL) para viagem ao Japão

Teresa Sobeira/Ministério da Defesa

O militar da aeronáutica detido no aeroporto de Sevilha na terça-feira (25) carregava 39 quilos de cocaína em avião da FAB usado em comitiva do presidente Jair Bolsonaro em viagem ao Japão. O homem, um sargento de 38 anos, segue detido pela guarda civil espanhola.

O líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), publicou nesta quarta-feira (26), em sua conta no Twitter: “Depois de reveladas as ligações com as milícias, descobrimos agora graças à polícia da Espanha que no governo Bolsonaro funciona também uma AEROLÍCIA que usa a frota da FAB para fazer tráfico de drogas”. Pimenta ainda afirmou: “39 QUILOS DE COCAÍNA! Essa turma de milicianos não perde tempo! Vamos tomar todas as providências cabíveis para investigar isso a fundo, porque se ficar por conta da turma do Queiroz, vão abafar!”

Segundo a rede RTVE, a guarda civil deteve o militar após verificar que ele carregava 39 quilos de cocaína distribuídos em 37 tabletes em sua bagagem. O destino final da comitiva, que fez escala na Espanha, era o Japão, onde Bolsonaro participa da cúpula do G-20 pela primeira vez.

O avião do presidente também faria escala em Sevilla e após a divulgação deste fato a rota foi alterada para Lisboa. Enquanto isso acontecia, o ministro Sérgio Moro divulgava sua agenda afirmando estar nos EUA discutindo no Departamento de Estado Americano (DEA) como diminuir o tráfico de drogas no Brasil.

Vergonha

O deputado Beto Faro (PT-PA) afirma que o governo Bolsonaro “é uma vergonha para os brasileiros”. Enquanto o mineiro Leonardo Monteiro (PT) lembra que o Brasil nunca passou tamanha vergonha internacionalmente. “A incapacidade do presidente aliada ao escândalo de drogas no avião da comitiva oficial ao G20, expõe o Brasil ao ridículo em países que verdadeiramente seguem a lei.”

Para a deputada Erika Kokay (PT- DF), a apreensão de 39 kg de cocaína em avião da FAB que transportava a equipe avançada do presidente Jair Bolsonaro “é gravíssima e precisa ser investigada rigorosamente. Bolsonaro é cercado de milicianos, o caso não pode ser abafado como o helicóptero com 450 kg de pasta base”, lembrou a deputada em seu Twitter.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Helder Salomão (PT-ES), escreveu: “39 QUILOS. Militar detido com drogas na Espanha estava no avião reserva da Presidência”. O deputado Bohn Gass (PT-RS) também se espanta e indaga no Twitter: “39 quilos de cocaína? Num avião da Força Aérea Brasileira? Que estava na Espanha? Quem comprou? De quem comprou? De onde saiu? Para onde iria? Quantas pessoas estão envolvidas? Quem são elas?”, quer saber o deputado.

Já o deputado Alexandre Padilha (PT-SP) questiona sobre a capacidade de o Brasil combater o tráfico de drogas. “Ministro Moro, eles ensinaram como impedir que um militar suba no avião oficial da precursora do Presidente da República com 39 kg de cocaína? Dependemos da Espanha para combater o tráfico em aviões da FAB? E o governo, no início do ano, culpava a Saúde indígena, né…”, reclama o parlamentar. Padilha ainda lembra: “Assessor do filho é miliciano, vizinho traficante de armas e carona presidencial traficante de drogas …o submundo tomou conta do Palácio do Planalto”.

O vice-líder da Minoria, deputado José Guimarães (PT-CE), lamenta a falta de informação por parte da ‘grande’ imprensa brasileira. “É incrível! Ninguém noticia que é uma autoridade do governo e nem falam que o avião é do governo brasileiro!”, reclama. E o deputado Paulo Teixeira‏ (PT-SP) escreveu no Twitter: “Avião que serve o presidente Bolsonaro pousa com 39 Kg de cocaína na Europa. Mais um acontecimento incrível noutro governo e comum no governo de milicianos”. O deputado Rogério Correia (PT-MG) sugeriu em seu Twitter: “Deputado Diego Andrade apresentou projeto de lei para estudante fazer exame toxicológico para entrar na universidade. Eu discordo e acho preconceituoso. Mas aproveitando o debate, estou apresentando emenda para exigir o mesmo procedimento para comitiva em aviões presidenciais”, ironizou.

Já o deputado Nilto Tatto (PT-SP) usa a ironia e a música para lembrar em seu Twitter: “Doutor, eu não me engano, esse governo é miliciano”, dizia uma marchinha carnavalesca em referência a Jair Bolsonaro. Em 6 meses de governo, o presidente conseguiu se notabilizar por escândalos bizarros, inclusive um sargento de sua comitiva traficando drogas”. A deputada Margarida Salomão (PT-MG)afirmou em sua conta no Twitter:  “Bolsonaro disse que, ‘se comprovado crime’, o militar que foi preso com 39kg de cocaína no avião presidencial que aterrissou na Espanha será julgado e condenado. Será? Os militares que executaram um músico carioca com 80 tiros estão em liberdade.”

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast