Militares tem maior espaço em ministérios desde a Ditadura

Com Jair Bolsonaro, militares chegam a ocupar 35% dos ministérios, o que equivale a sete das 20 pastas já definidas

Tomaz Silva/Agência Brasil

Jair Bolsonaro participa da cerimônia militar

O retrocesso promovido por Jair Bolsonaro fica a cada dia mais evidente. Com suas escolhas, o Brasil passou a ter um número de militares ocupando cargos ministeriais sem precedentes desde a ditadura. No total, dos 20 ministros já definidos, sete são de origem militar, o que equivale a 35% do total.

Não por acaso, o segundo presidente com maior proporção de militares no alto escalão do governo foi aquele responsável pela maior estelionato eleitoral da democracia brasileira: Fernando Collor de Mello, que teve 4 militares, equivalente a 33,3% dos ministérios.

A compilação de todos os ministros desde 1964 foi feita pelo jornal O Globo, com base em informações do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC-FGV) e de seu acervo.

O rol de ex-militares que compõe o governo de Bolsonro inclui Augusto Heleno (GSI), Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo), assim como o capitão da reserva Wagner Rosário (CGU), e Tarcísio Freitas, que foi engenheiro na corporação por 16 anos.

A lista se completa com o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior (Minas e Energia), vindo da Marinha, além do tenente-coronel Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia), oriundo da Aeronáutica.

Da redação da Agência PT de notícias, com informações do Globo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast