Ministério da Saúde acelera vacinação contra dengue em todo o país

O Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Acre e Maranhão já iniciaram as imunizações. No total, o Brasil terá 521 municípios com vacinas contra a dengue disponíveis pelo SUS

Fábio Robrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde

O Ministério da Saúde começou dia 9 de fevereiro a vacinação contra a dengue no Distrito Federal que, junto com 16 estados, foi selecionado para receber doses da Qdenga destinadas à aplicação em crianças de 10 a 11 anos. Nos primeiros sete dias de campanha no DF foram imunizadas 15.675 crianças. O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde.

Rio Grande do Norte e Paraíba começam a aplicar o imunizante nesta segunda-feira, 19. Os estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Bahia começaram a vacinar contra a dengue dia 15 e Acre e Maranhão dia 16.

Amazonas, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins estão recebendo os imunizantes e as datas de início da aplicação ainda serão definidas.

No total, o Brasil terá 521 municípios com vacinas contra a dengue disponíveis via SUS, que correspondem a 37 regiões de saúde consideradas endêmicas para a doença, segundo o ministério.

Acesse a lista das cidades que terão a vacina aqui.

A previsão do Ministério da Saúde é que até a primeira quinzena de março todos os 521 municípios já tenham recebido as doses.

LEIA MAIS:

Nísia Trindade: “Agora é hora de todo o Brasil se unir contra a dengue”

Qdenga nos estados

Em Goiás a vacinação começou com 151 mil doses distribuídas para 51 cidades selecionadas pelo Ministério da Saúde, entre elas Abadiânia, Alexânia, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás, Formosa e Planaltina de Goiás.

Em Campo Grande (MS), 50 unidades básicas e de saúde da família espalhadas pelas sete regiões urbanas do município já têm o imunizante. Mais de mil crianças de 10 a 11 anos já foram vacinadas contra a dengue. O governo do Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 69.570 doses de vacina para 76 municípios do estado.

A vacinação em Salvador começou quinta-feira, 15, em 30 postos de saúde. A Bahia recebeu 70.368 mil doses destinadas aos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Vera Cruz, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Itaparica, Candeias, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. Outras 32.290 doses foram para os municípios da região de Feira de Santana e 17.450 para os municípios da região de Camaçari.

LEIA MAIS:

Governo Lula intensifica campanha de vacinação e mobilização nacional contra a dengue

Sexta-feira, 16, a campanha começou em São Luís e a partir desta segunda, 19, as doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde. São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara também recebem doses, num total de 40.610.

Na mesma data, Rio Branco (AC) começou a usar as 11,5 mil doses do total de 17.810 que serão distribuídas em Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard.

Nesta segunda, 19, a vacinação começa no Rio Grande do Norte e na Paraíba. No RN as 45.190 doses irão para Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz e Parnamirim, na Região Metropolitana; Mossoró, Baraúna, Apodi, Upanema, Tibau, Governador Dix-sept Rosado, Felipe Guerra, Caraúbas, Serra do Mel, Areia Branca, Messias Targino, Grossos, Janduís e Campo Grande, no Oeste Potiguar.

As 37.040 doses da vacina para a Paraíba atenderão 14 municípios. Além de João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Conde, Caaporã, Sapé, Alhandra, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Lucena, Mari, Riachão do Poço e Sobrado receberam doses da Qdenga.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Deputado cobra ações na capital mineira

“Alertei sobre a dengue há muito tempo e hoje é pandemia em BH. Disse que a Prefeitura estava vacilando. Não me lembro e nasci aqui, de ver BH tão suja, sem capina e com mato nas ruas, praças e lotes. O contrato expirou ou é gestão incompetente? Sofre o povo, doente e nas filas, prefeito”, cobrou o deputado Rogério Correia (PT-MG) em seu perfil na rede X, junto com vídeo em que ele dá orientações à população e cobra a Prefeitura de Belo Horizonte que faça sua parte.

“Tem que procurar os esconderijos na sua casa na sua rua cobrar da Prefeitura fiscalize a cidade e tome providências sérias. Não pode deixar lote e terreno baldio abandonado. Tem muita praça e terreno público sem capinar e sem fazer limpeza. A Prefeitura está vacilando. O número diagnóstico positivo aumentou 1.862% por cento em apenas um ano. Vamos juntos fazer a nossa parte cobrar da Prefeitura que faça parte dela”, afirmou Rogério Correia no vídeo.

Da Redação, com Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast