Miriam Belchior: infraestrutura implica em desenvolvimento

Ex-ministra do Planejamento nas gestões petistas participou do Roda Viva e destacou a importância de investir em infraestrutura para gerar empregos

Reprodução

Miriam Belchior: "Organizar um programa de investimento requer ao governo um choque de realidade. Sua política tem sido fingir que faz algo"

A infraestrutura voltará a ter prioridade na condução do desenvolvimento econômico e social do país na próxima gestão do PT. A ex-ministra do Planejamento e ex-presidenta da Caixa Econômica Federal nas gestões petistas, Miriam Belchior, reafirmou que a próxima gestão vai retomar políticas de estímulo ao conteúdo nacional com prioridade para geração de empregos.

“A questão da infraestrutura é fundamental e voltará a ter prioridade, como teve nos nossos governos por meio, por exemplo, do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC – e do programa de concessões”, afirmou a ex-ministra, coordenadora do plano de governo do PT na área de infraestrutura. Ela participou do programa Roda Viva da TV Cultura, nesta segunda-feira (10/9). O programa recebeu representantes de campanhas de presidenciáveis para falar sobre os desafios na área de infraestrutura em formato de mesa redonda. Além do PT, participaram representantes do PDT, PSDB, PSL, Podemos e Rede.

No debate, Miriam enfatizou que o PT entende a importância da infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social e para gerar empregos de qualidade. Assim, é preciso aumentar os investimentos na infraestrutura econômica e na infraestrutura urbana, em projetos de saneamento, habitação e mobilidade urbana, por exemplo, fundamentais para as cidades brasileiras.

Para aumentar o investimento em infraestrutura. Miriam explicou que será enfrentado o desafio do financiamento: os investimentos públicos e das estatais não serão computados nos cálculo do superávit primário. Além disso, será criado o Fundo de Financiamento de Infraestrutura, utilizando excedentes das nossas reservas internacionais, cujo montante deve chegar a aproximadamente US$ 38 bilhões. Outro aspecto importante são as parcerias público-privadas, com a realização de concessões e contratos que garantam menor custo para o usuário e retorno para o investidor.

Concessão de rodovias e Energia

Sobre modelos de concessão de rodovias, Miriam deu o exemplo significativo de uma renovação de concessão feita durante o governo do PT para a ponte Rio-Niterói, em que os valores da tarifa de pedágio sofreram um deságio de 36%, em um modelo diferente dos aplicados pelo governo tucano do FHC que colocava a outorga dentro da tarifa acarretando um custo maior ao usuário. Sobre energia, a ex-presidenta da Caixa Econômica indicou que o projeto do PT é ampliar os investimentos para expandir a geração de energias renováveis – solar, eólica e biomassa – com tarifas justas e participação social.

Minha Casa Minha Vida

A representante da coligação Povo Feliz de Novo lembrou ainda que, ao se falar de desenvolvimento e geração de emprego, a construção civil e, em especial a construção de moradias, é muito importante. “Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, por meio do qual nós contratamos 4,2 milhões de moradias e entregamos 2,75 milhões. É necessário voltar a ter o programa nos seus moldes tradicionais, para a população com renda de até R$ 1.800, a faixa 1”, explicou. É nessa faixa que se encontra 80% do déficit habitacional do país.

A ex-ministra falou sobre o abandono do programa nos últimos dois anos, afirmando que o objetivo do PT é contratar 2 milhões de moradias nos próximos quatro anos.

A representante do PT abordou também a importância do conteúdo nacional. “Se vamos fazer grandes investimentos em infraestrutura temos, na medida do possível, de construir as cadeias de fornecedores aqui no Brasil”. Ela exemplificou com o caso das implantações de usinas eólicas, durante as gestões petistas, quando o BNDES estabeleceu como condicionante o uso de produção local para o financiamento.

Para Miriam, esse é um elemento fundamental na “política de infraestrutura e melhorar nossa indústria, nossa tecnologia e, mais importante de tudo, gerar empregos de qualidade para a população brasileira”.

A ex-ministra ressaltou que o PT está preocupado com a falta de renda e de emprego, e que, para os governos petistas, a a infraestrutura está intimamente ligada não apenas ao desenvolvimento econômico, mas também ao desenvolvimento social do país.

Por Lula.com.br