MST completa 38 anos de lutas sociais e resistência no Brasil

Neste sábado, 22, o MST celebra quase quatro décadas de resistência, solidariedade e de história pela reforma agrária e combate à fome no país

Site do PT

MST completa 38 anos de lutas e resistência no Brasil

É de solidariedade que o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) se fortalece em suas lutas sociais por direitos à terra e à produção de alimentos. Neste sábado, 22, o MST completa 38 anos de resistência e de história pela reforma agrária e pelo combate à fome.

Conforme Alexandre Conceição, da direção nacional do MST, atualmente o Brasil conta com 450 mil famílias assentadas. Todas, segundo ele, obtiveram o acesso à terra devido à solidariedade de classe dos camponeses, das camponesas, dos partidos e movimentos sindicais do país.

Apesar das conquistas, Alexandre ressalta que ainda há 20 milhões de pessoas que necessitam de terra no Brasil e que entre 80 e 90 mil famílias ainda estão acampadas.

Mais de 6 mil toneladas de alimentos

Desde o início da pandemia o Movimento Sem Terra doou mais de 6 mil toneladas de alimentos e plantou árvores de norte a sul do país. No Natal Sem Fome, em parceria com a campanha nacional PT Solidário, 250 mil pessoas receberam doações de alimentos em todas as regiões do Brasil.

A secretária Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores (PT), Lucinha Barbosa, destaca a sua história de lutas com o MST e afirma que o movimento é exemplo de solidariedade e referência na defesa dos direitos humanos.

“O MST caminha para os 38 anos de lutas e de conquistas para a classe trabalhadora do campo e da cidade. Tenho muito orgulho de fazer parte desse Movimento, que fez de minha vida organização e luta. Além da luta por Reforma Agrária e pelo direito à terra, e de ser o maior de orgânicos do Brasil, o MST é exemplo de solidariedade e referência na defesa dos direitos humanos, tendo tido grande destaque durante a pandemia com a doação de toneladas de alimentos, e na ajuda aos municípios baianos que sofreram com as fortes chuvas no início de 2022. Viva o MST e a resistência do povo Sem Terra de todo o país!

Da Redação, com informações do MST

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast