MST promove cursos de formação na Vigília Lula Livre

Mais de 60 participantes terão aulas no Espaço Marielle Franco Vive até o dia 2 de outubro; local receberá a visita da filha de Che Guevara na quarta (26)

Juca Varella

O enfrentamento de classes exige formação da militância para fazer a luta e sustentar um projeto de governo progressista. Com essa premissa, o MST está realizando em Curitiba um curso para 64 militantes da região Sul. As aulas acontecem no Espaço Marielle Franco Vive, que integra a Vigília Lula Livre.

“Hoje estamos debatendo o processo de formação da consciência do militante. Ontem tratamos de questões de gênero, feminismo e classe. Amanhã vamos discutir o trabalho de base, abandonado pelas esquerdas nos últimos anos”, diz Geraldo Gasparin, coordenador de Formação do MST.

O curso de formação do MST começou no dia 11 de setembro e vai até 2 de outubro. As aulas acontecem no Espaço inaugurado no começo do mês pelos pais da vereadora carioca assassinada há seis meses, impunemente. Os alunos recebem alimentação e alojamento. Eles também participam das atividades da Vigília, como o bom dia, boa tarde e boa noite ao presidente Lula.

A formação é indispensável para aprimorar a luta, aponta Gasparin. “Estamos discutindo como se forma a consciência do militante, como superar uma visão singular do mundo para chegar a uma consciência crítica e socialmente mais elevada. Amanhã vamos debater como organizar o povo sem terra, a partir da experiência das pessoas do MST”, exemplifica.

O Espaço Marielle Franco já teve sessões de cinema, como a apresentação do filme “Dedo na Ferida”, com a presença do diretor Silvio Tendler. Nesta quarta-feira (26) visita o local a médica cubana Aleida Guevara, filha de Che Guevara.

Por Luís Lomba, direto de Curitiba, para a Agência PT de Notícias