Mulheres do PT manifestam apoio à presidenta Dilma

Nota aprovada em plenária nacional, em Brasília, ressalta importância da vitória de Dilma para a construção de um País mais igualitário

Mulheres petistas reunidas em plenária nacional na semana passada, em Brasília, divulgaram um documento em apoio à presidenta Dilma Rousseff.

A nota repudia os gestos violentos contra a presidenta durante abertura da Copa do Mundo e destaca o protagonismo das mulheres na luta contra a ditadura militar e na defesa da liberdade de expressão, além de terem papel importante na fundação do PT.

“Se o enfrentamento à violência contra mulher tornou-­se um compromisso do Estado Brasileiro, o machismo continua a violar os Direitos das mulheres todos os dias”, afirma o texto.

“Partimos da compreensão que somente a luta feminista é capaz de desestruturar o machismo vigente na sociedade. Nós repudiamos, portanto, toda e qualquer violência contra as mulheres, nos espaços públicos e privados”, completa.

A nota  ressalta ainda que a vitória de Dilma em 2010 representou um avanço importante para quem sonha com um Brasil mais justo, mais igual e mais plural, e reafirma o compromisso das mulheres com a luta pela reeleição da presidenta.

 

Leia abaixo a íntegra do documento:

Nota de apoio à Presidenta Dilma Rosseff

Nós mulheres do Partido dos Trabalhadores queremos manifestar todo o nosso apoio e solidariedade à cidadã e Presidenta do Brasil Dilma Roussef e repudiar os gestos violentos que envergonharam a Nação, por ocasião da abertura da Copa do Mundo, no Estádio Arena Corinthians, em São Paulo, no dia 12 de junho de 2014.

As mulheres também protagonizaram a fundação do PT, e as militantes feministas pautaram a luta contra a opressão das mulheres como elemento estruturante no processo de transformação proposto pelo partido. Ao longo da história, sempre lutamos pela liberdade de expressão e, como fizemos na Ditadura Militar, também lutamos pelo direito à liberdade de expressão.

Se o enfrentamento a violência contra mulher tornou­se um compromisso do Estado Brasileiro, o machismo continua a violar os Direitos das mulheres todos os dias, partimos da compreensão que somente a luta feminista é capaz de desestruturar o machismo vigente na sociedade. Nós repudiamos, portanto, toda e qualquer violência contra as mulheres, nos espaços públicos e privados.

As mulheres do PT disputam a construção de uma sociedade, de um Estado que seja fortemente influenciado pela perspectiva feminista, para tanto, ganhamos as ruas e praças para eleger Dilma, primeira mulher Presidenta do Brasil, símbolo da resistência e do enfrentamento a Ditadura Militar. A vitória de Dilma representou um avanço importante para quem sonha com uma sociedade alargada em direitos.

Seguiremos na luta, firmes, rumo à vitória das mulheres brasileiras, a vitória de Dilma, a vitória de um Brasil Mais Justo, Mais Igual, Mais Plural, Mais Participativo e seguiremos construindo esse Brasil com muita luta feminista.

Brasília, 20 de junho de 2014.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast