Mulheres negras lideram articulação para ampliar o 8 de março
A programação inclui live para debater o tema “Mulheres Negras Contra a Violência Política”, que contará com a participação de vereadoras petistas
Publicado em
Iniciativa liderada por mulheres negras de várias partes do Brasil está unindo diversos coletivos em torno da agenda “Março de Lutas”, pela ampliação dos debates no 8 de março. Em formato virtual, a programação inclui uma live que será realizada na sexta-feira, às 19 horas, com o tema “Mulheres Negras Contra a Violência Política”, que contará com a participação das vereadoras petistas: Ana Lúcia Martins (Joinville-SC), Carol Dartora (Curitiba-PR) e Dandara Tonantzin (Uberlândia-MG). Todas eleitas em 2020.
Com ações pensadas para todo o mês de março, a mobilização nacional, que está em seu quarto dia de atividades, tem como eixo a luta contra o racismo e o patriarcado.
Em 2021, a agenda de #MarçoDeLutas reúne um conjunto de ações coletivas para rearmar a resistência negra no Brasil. O Objetivo é que as mulheres negras protagonizem uma chamada para compartilhar práticas, experiências e viabilizar denúncias que potencializem o enfrentamento ao racismo, sexismo e à lesbitransfobia que impactam a vida das pessoas negras, especialmente as mulheres.
“Vivemos hoje um movimento irreversível: a presença de mulheres negras na política. Há muitos anos estamos construindo isso. Não é de hoje! Muitas mulheres negras vieram antes de nós, abrindo caminho para que pudéssemos estar aqui hoje”, anunciou Dandara, vereadora eleita com o maior número de votos para a Câmara Municipal de Uberlândia. Confira íntegra da fala no vídeo acima.
Já Carol Dartora, vereadora curitibana, convida para a live e destaca a importância de levantar o debate sobre opressões de raça, gênero e classe. Assista a seguir:
Ampliando o 8 de março
O primeiro encontro online é a Live de sexta (5), com a participação de parlamentares brasileiras que sofreram ataques recentes. O segundo é o “Diálogo Internacional – 20 anos da Conferência de Durban e a luta global contra o Racismo”, com a presença de mulheres negras das Américas, em 19 de março, às 15h.
Para o dia 08 de março foi reservado o lançamento de revista eletrônica “Marcha das Mulheres Negras – Da ancestralidade ao futuro”, que registra a participação ativa de mulheres negras nessa mobilização, considerada de grande relevância para o segmento. A revista eletrônica é resultado de parceria da AMNB com o Cultne, maior acervo digital de cultura negra da América Latina.
“O Março de Lutas vai rearmar a denúncia contra as violações de direitos humanos, protagonizadas pelo Estado brasileiro, bem como, visa reforçar os debates sobre a importância da vida das mulheres negras no que diz respeito ao enfrentamento a violência doméstica, o feminicídio, o racismo religioso a violência política”, comenta Valdecir Nascimento, coordenadora executiva da AMNB.
Mais que um evento, as ações do #MarçoDeLutas honra legados e trajetórias de pessoas e organizações negras com marcos históricos no mês de março como: os 3 anos do assassinato da militante negra parlamentar Marielle Franco, no dia 14 de março de 2018, ainda sem justiça; Neste mesmo dia homenageamos o nascimento de duas estrelas negras que tiveram grande contribuição para a luta negra brasileira: Carolina Maria de Jesus e Abdias Nascimento – ambos nascidos em 14 de março de 1914.
A primeira edição do Março de Lutas foi criada em 2019, em Salvador (BA), pelo Odara – Instituto da Mulher Negra. Nas edições anteriores foram realizadas ações de comunicação em alusão às datas que fazem parte da agenda. Conra a agenda completa no quadro abaixo. A Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB) é constituída por 49 organizações de mulheres negras, distribuídas nas cinco regiões do Brasil.
Siga a Agenda AMNB
Site com Programação detalhada: http://amnb.org.br/marcodelutas
Fotos de Divulgação: http://bit.ly/FotosAMNBImprensa
Redes: https://www.instagram.com/amnbocial/
Local das Lives: http://bit.ly/YoutubeAMNB
Assessoria de imprensa – Paó Comunicação/Cultne: 61 98179-9316
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo o que já aconteceu e o que está programado para os próximos dias do Março de Lutas 2021.
01/03 – Lançamento do hotsite da campanha nas redes sociais
05/03 – 19h
Live “Mulheres Negras Contra a Violência Política” – Participantes: Ana Lúcia Martins (Vereadora PT \ Joinville); Vereadora Carol Dartora (Vereadora PT / Curitiba); Vereadora Dandara (Vereadora PT / Uberlândia); Lívia Duarte (Vereadora PSOL/Belém); Erica Hilton (Vereadora PSOL / SP). Mediação: Terlúcia Silva (AMNB)Transmissão – Canais do Youtube e Facebook da AMNB
08/03 – 19h30
Lançamento da Revista Eletrônica “Marcha das Mulheres Negras – Da ancestralidade
ao futuro” . Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB
14/03 – 19h30
Reexibição de curta-metragens produzidos pelo acervo Cultne: “Marielle Presente – Eu sou porque nós somos”; Teatro Experimental do Negro – Abdias Nascimento”; “Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus”, estrelando Ruth de Souza.Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB
16/03 – 19h30
Reexibição do documentário “Somos tod@s Claudia!!”, ato público registrado pelo acervo Cultne em 2014. Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB
19/03 – 15h
Diálogo Internacional – 20 anos da Conferência de Durban e a luta global contra o Racismo.
21/03 – Mobilização nas redes sociais da AMNB: Publicação de materiais da campanha em alusão ao Dia de Eliminação da Discriminação Racial
27/03 – 19h30
Lançamento do documentário “Tributo à Luiza Bairros” produzido pelo acervo Cultne.Transmissão: Canais do Youtube e Facebook – AMNB
31/03
Mobilização nas redes sociais da AMNB: Publicação de materiais da campanha para referenciar a participação da população negra na luta pela democracia e contra a ditadura militar.
Da Redação, com informações do Mundo Negro