Mulheres são centrais nas políticas públicas, diz Dilma a evangélicas

A titularidade é preferencialmente das mães de família em programas como o Minha Casa Minha Vida

A presidenta Dilma Rousseff destacou que as mulheres estão no centro das políticas públicas de seu governo, durante visita, na manhã desta sexta-feira (8) à 46ª edição do Congresso da Confederação de Irmãs Beneficentes Evangélicas Nacional (CIBEN) das Assembleias de Deus Ministério de Madureira, em São Paulo. Dilma lembrou que no Minha Casa Minha Vida, por exemplo, a escritura dos imóveis da faixa 1 (com renda familiar de até R$ 1,6 mil) é preferencialmente em nome da mulher e que 89% das moradias dessa faixa têm a mulher como proprietária.

“Porque a mulher não vende a casa e pelo fato de ela sempre abrir mão de tudo pelos filhos. Não há condições de realizar sonho da casa própria sem ter clareza do poder das mulheres como responsáveis pelo cuidado com os filhos”, ressaltou a presidenta. “Para, de fato privilegiar as famílias, esse é o caminho”.

O Minha Casa Minha Vida já entregou 1,7 milhão de casas, alcançando 6,8 milhões de pessoas, e ainda tem 1,7 milhão de unidades já contratadas, além das 350 mil que serão contratadas até o fim de 2014.

Dilma destacou que o Bolsa Família, que nos últimos 12 anos tirou 36 milhões de pessoas da extrema pobreza, também tem protagonismo feminino: 93% das famílias do programa têm mulheres como responsáveis, o que significa que é a mãe que recebe e decide como gastar do dinheiro.

A presidenta aproveitou para agradecer o apoio das Assembleias de Deus e outras instituições parceiras do governo federal na execução de políticas públicas como é o caso da busca ativa do Brasil sem Miséria: “Muitas vezes, a pessoa está em uma situação tão difícil, tão extrema, que nem sabe o direito que tem. Na evangelização que vocês fazem, vocês encontram essas pessoas”, afirmou Dilma.

Mais educação – Segundo a candidata, no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que oferece formação e capacitação profissional, as mulheres também são maioria entre os quase oito milhões de pessoas capacitadas: “Não é que nossos companheiros homens não estejam correndo atrás, mas eles tiveram mais oportunidades antes de nós e agora a consciência das mulheres, principalmente nas famílias mais pobres, as leva a buscar uma forma de melhorar vida dos seus e de suas famílias”.

A presidenta também falou sobre creches e a importância da escola em tempo integral para a proteção de crianças e adolescentes contra a violência e o tráfico de drogas. “Em dois turnos, as crianças e os jovens dedicam mais tempo aos estudos, o que é essencial para o Brasil”, diz. ”Quanto mais formos capazes de elevar o nível da educação, melhor para toda a sociedade brasileira”, afirmou Dilma.

Ao final, Dilma revelou acreditar naqueles que creem no poder da oração: “Na Bíblia está escrito que a oração de um justo pode muito em seus efeitos. Vou pedir a vocês, por isso mesmo, que quando voltarem a seus estados e municípios, não esqueçam de orar por mim. Estarei contando muito com isso. Todos os dirigentes dependem do voto do povo e da graça de Deus, eu também”.

Da Redação da Agência PT de Notícias