Na ONU, Lula humanizou relações políticas do mundo, aponta Jack Rocha

Ao Jornal PT Brasil, deputada federal do PT do Espírito Santo falou sobre a agenda internacional do presidente Lula e seu impacto para o Brasil. Para Rocha, discurso de Lula foi “épico”

Reprodução

Rocha comemora o discurso de Lula na ONU: "Ele foi ovacionado várias vezes durante o seu discurso”

A deputada federal e vice-líder do PT na Câmara dos Deputados, Jack Rocha (PT-ES), falou ao Jornal PT Brasil desta sexta-feira (22) sobre a agenda internacional do presidente Lula em prol do país, com destaque para a 78ª Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), realizada em Nova York (EUA).

A parlamentar avaliou que em nove meses de governo Lula é possível enxergar um esforço imenso para recuperar a imagem do Brasil e destacou como “momento épico”, a participação do presidente na Assembleia-geral da ONU, com chefes de estado de 173 países reunidos.

“Esse ano foi completamente diferente, primeiro porque estamos falando da caminhada do presidente Lula, que foi altamente injustiçado”, lembrou Rocha. “E ele trouxe essas injustiças não no âmbito pessoal que sofreu, mas ele trouxe as injustiças do mundo e de coisas que ele já vivenciou seja como líder sindicalista ou por perseguição jurídica.”

Rocha ressaltou as falas do Lula sobre a concentração de renda de bilionários, a respeito da Amazônia, igualdade salarial entre homens e mulheres, e sobre o acordo coletivo entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA) por uma agenda de trabalho.

“Essa concentração de renda e essa desigualdade chama muita atenção ao momento em que ele conclama que nós precisamos, no mundo, ter uma agenda do trabalho decente, fazendo uma referência à Lei da Igualdade salarial entre homens e mulheres. Quando ele fala sobre o papel da Amazônia. Tudo isso acaba trazendo para o Brasil um protagonismo”, opinou. “O discurso do presidente Lula é épico porque ele humanizou o processo das relações políticas do mundo”.

A deputada disse que ao humanizar as relações políticas no mundo, Lula fala das dores que são comuns a todos. “Não queremos a fome, não queremos a guerra, o desmatamento, a exploração, a violência e não queremos as desigualdades sendo parâmetros das relações entre as pessoas, seja aqui no Brasil ou em qualquer outro lugar do planeta. Acerta o presidente Lula. Foi um momento de grande emoção. Ele foi ovacionado várias vezes durante o seu discurso”, comemorou.

Jack Rocha também comentou sobre a imagem para o mundo inteiro de que o Brasil dialoga com todas as forças internamente e externamente. Destacou ainda a delegação diversa, que acompanhou o presidente Lula e demonstrou o esforço da democracia e da participação popular no Brasil.

Ouça o boletim da Rádio PT sobre a entrevista da deputada Jack Rocha;

Direitos dos trabalhadores e trabalhadoras

Sobre a agenda de trabalho, a parlamentar afirmou que é uma iniciativa “histórica” o fato de EUA e Brasil formalizarem uma parceria pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, contra a precarização do trabalho, a favor de salários dignos e pela recuperação de direitos.

A deputada enfatizou que os dois países estão comprometidos com uma pauta que garanta umgrande acordo coletivo e com a implementação da igualdade salarial no mundo, o que representa um avanço de quase US$ 13 bilhões injetados na economia.

Leia mais: Brasil e EUA consolidam pacto histórico em defesa do trabalho digno no mundo

Para Rocha, é inédito falar de dois países como Brasil e os EUA em uma luta pela construção de um acordo coletivo e uma agenda de trabalho decente. “É uma vitória”.

Durante seu discurso na ONU, Lula ressaltou que o maior problema do mundo está na raiz de desafios urgentes como a pobreza, a fome, o desemprego e as mudanças climáticas, entre outros. O presidente fez críticas e cobranças aos países ricos e ao sistema de governança global, dos quais, segundo ele, falta vontade política para trabalhar por um mundo mais justo e igualitário.

Assista a íntegra da entrevista com a deputada Jack Rocha: