Senadores celebram discurso forte de Lula em retorno do presidente à ONU

Parlamentares comemoraram retomada do protagonismo brasileiro no cenário global com pronunciamento focado na necessidade de os países centrarem esforços no combate das desigualdades

Ricardo Stuckert

Senadores celebram discurso forte de Lula em retorno do presidente à ONU Presidente Lula durante pronunciamento na 78ª Assembleia da ONU

Necessidade de compromisso global no combate à fome e na luta contra as desigualdades, além de especial atenção ao enfrentamento às mudanças climáticas. Esses foram os principais pontos do discurso do presidente Lula nesta terça-feira (19/9) na abertura da 78ª Assembleia da ONU. “Para vencer a desigualdade, falta vontade política daqueles que governam o mundo”, disse Lula, que foi aplaudido antes, durante e ao final de seu pronunciamento.

Na avaliação do líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (ES), o presidente Lula acertou ao reforçar a necessidade de existir um trabalho conjunto na luta pela erradicação da fome e da pobreza e pelo fim das guerras que ainda existem pelo planeta.

“Assim como reforçou o nosso presidente, devemos manter o espírito de indignação com todas as desigualdades. Só assim vamos viver em um mundo mais justo, solidário e fraterno”, disse Contarato.

Já o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), classificou o discurso de Lula como “emocionante”. “O presidente Lula reforçou o nosso lugar de protagonista no mundo para contribuir com o enfrentamento dos principais desafios globais: combater as desigualdades, desenvolver com sustentabilidade e fortalecer a democracia”, disse.

“Emocionante” também foi a palavra escolhida pelo senador Humberto Costa (PT-PE) para destacar o discurso do presidente Lula proferido no dia de hoje, 20 anos depois de sua primeira fala na abertura da Assembleia Geral da ONU.

“Confiança na capacidade humana, combate à fome, à desigualdade racial e de gênero, cuidado com o meio ambiente, retomada da política externa com atenção ao multilateralismo, defesa da democracia. O Brasil gigante de novo”, resumiu.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE) também destacou a retomada do protagonismo internacional do Brasil. “O discurso de Lula na ONU é a confirmação de que o Brasil está de volta também como um dos protagonistas mundiais.”

O senador Paulo Paim (PT-RS) parabenizou o presidente Lula pelo “firme” discurso na defesa da solidariedade e por demonstrar sua confiança inabalável na humanidade. “O Brasil está sendo reconstruído, está de volta à cena global e trabalhando pelos valores fundamentais da vida”, afirmou.

Por fim, o senador Beto Faro (PT-PA) enfatizou o trabalho realizado pelo governo Lula para reposicionar o Brasil no cenário global com uma política externa altiva após anos de subserviência, em especial, aos Estados Unidos.

“Depois de percorrer 21 países reposicionando o Brasil no mundo, Lula encerra seu discurso na 78ª Assembleia Geral da ONU aplaudido pelos líderes mundiais”, comemorou o senador.

Do PT Senado