Legado não é da Copa, mas do povo brasileiro, diz Dilma no RJ

A presidenta participou das inaugurações do novo terminal de passageiros do aeroporto Galeão e do BRT Transcarioca

dilma galeao

Presidenta Dilma e ministro Moreira Franco fazem visita inaugural à ampliação do Terminal 2 do Galeão.

Mais duas grandes obras de mobilidade para a Copa do Mundo 2014 foram entregues neste domingo. A presidenta Dilma Rousseff esteve nas inaugurações do Terminal 2 de Passageiros do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim,  o Galeão, e do BRT Transcarioca, ambos no Rio de Janeiro.

“Diziam que a Copa não tinha legado nenhum. Eu acho que nenhum legado é da Copa. Todos os legados são do povo brasileiro”, afirmou a presidenta.

A entrega desta nova área no terminal representa mais um marco para a população. Com ela,  o aeroporto  ampliou sua capacidade de 17,4 milhões para 30,4 milhões de passageiros por ano. São 11.109 metros quadrados, novo embarque internacional, 32 balcões de atendimento, esteiras de bagagem, novos raios-X para inspeção de cargas e 16 cabines da Polícia Federal para controle de passaportes. No total, foram investido R$ 354,75 milhões na reforma do Galeão.

Após a visita ao aeroporto, a presidenta Dilma participou da inauguração do BRT Transcarioca, linhas expressas de ônibus que vão ligar o Galeão à Barra da Tijuca. A previsão é de que 320 mil passageiros utilizem o BRT nesta fase.

Nessa primeira etapa, foram construído 39 km de pista, 45 estações e cinco grandes terminais de integração. O BRT vai passar por 27 bairros do Rio de Janeiro. O tempo entre a Barra e o aeroporto deve se reduzir em 60%, passando de três horas em ônibus convencionais para cerca de uma hora.

Ao chegar a Ponte Estaiada para a inauguração do BRT, Dilma foi recebida pela Escola de Samba União da Ilha. A estação do BRT no Fundão recebeu o nome de “Aroldo Melodia”, em homenagem ao maior intérprete da agremiação, e diversos membros da escola estavam lá para comemorar.

Estas obras fazem parte da preparação do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo 2014 e para as Olimpíadas de 2016. Durante os 31 dias de Copa, a cidade espera 850 mil turistas, 400 mil vindos do exterior, e R$ 1 bilhão a mais na economia.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast