Nesta sexta (17), Minas recebe Gleisi para lançamento de pré-candidaturas do PT

Agenda inclui Uberlândia, Governador Valadares, Ipatinga e Araçuaí. Em Uberlândia, presidenta do PT participa de entrevista coletiva às 18h30. Confira a programação

Divulgação

De Valadares Gleisi segue para Ipatinga, onde participa de agenda com a secretária de Finanças Gleide Andrade

Minas Gerais recebe neste fim de semana a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, para o lançamento de pré-candidaturas nas cidades de Uberlândia, Governador Valadares, Ipatinga e Araçuaí. As duas últimas terão a presença da secretária de Finanças e Planejamento do PT, Gleide Andrade.

A agenda começa nesta sexta-feira (17) às 18h30 com entrevista coletiva à imprensa em Uberlândia no Acrópole, Rua José Resende, 4.090 – bairro Custódio Pereira. Após a entrevista, no mesmo local, Gleisi lança a pré-candidatura da deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), vereadora mais votada em Uberlândia nas eleições de 2020 e atual vice-líder da bancada do PT na Câmara Federal.

Aos 30 anos, Dandara integra a nova geração de lideranças políticas que vem mudando a cara do Congresso Nacional. Sua trajetória tem mais de uma década de lutas junto aos movimentos populares de Uberlândia, cidade que tem 713 mil habitantes, segundo o Censo 2022; é a segunda mais populosa de Minas, a quarta maior cidade do interior do Brasil e está entre os 30 municípios com o maior PIB.

Em Uberlândia, Gleisi lança pré-candidatura de Dandara Tonantzin à prefeitura

A deputada foi relatora da Nova Lei de Cotas, é mestra em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ganhou o 1º lugar do Prêmio Congresso em Foco 2023 como a parlamentar que mais defende a educação.

“Vamos fazer grandes eventos em Minas Gerais, reunir a companheirada e organizar o nosso time para as eleições de outubro. Este momento é muito importante para o país e eleger prefeitos e vereadores do campo democrático é fundamental. Precisamos estar unidos, apoiar nossos pré-candidatos, derrotar a extrema direita e continuar contribuindo com o projeto de reconstrução do Brasil. Contamos com a presença de todos e todas”, convidou a presidenta do PT.

PT homologa mais 31 candidaturas e alianças em cidades com mais de 100 mil eleitores

Sábado em Valadares

No sábado (18), Gleisi estará em Governador Valadares no evento de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Leonardo Monteiro (PT-MG) à prefeitura de Governador Valadares. Às 8h30 ela concede entrevista coletiva no Salão Festas Doce Detalhe, que fica na rua Sete de Setembro, 2.218 – bairro Esplanada, mesmo local do evento de lançamento que acontece em seguida.

Leonardo Monteiro foi eleito vereador em Governador Valadares pelo Partido dos Trabalhadores em 1992. Foi reeleito em 1996 e 2000, e reconhecido como um dos vereadores mais atuantes na cidade. Antes, trabalhou 19 anos na Celulose Nipo Brasileira (Cenibra), em Belo Oriente, onde iniciou sua militância. Foi um dos responsáveis pela implantação, em 1978, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Papel e Celulose (Sinticel).

Nos anos 90, organizou sindicatos de diversas categorias e idealizou a reestruturação do espaço físico da União Operária, em Governador Valadares. Atuou na criação da Federação Interestadual de Trabalhadores na Indústria de Papel e Celulose. Em 2003 assumiu seu primeiro mandato de deputado federal, foi reeleito em 2006, 2010, 2014, 2018 e em 2022, com 81.008 votos. Presidiu a Comissão de Legislação Participativa e é também presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Correios e das frentes parlamentares da Agroecologia e da Educação no Campo.

Em Ipatinga, Gleisi lança vários pré-candidatos da região

De Valadares Gleisi segue para Ipatinga. Às 11h30 ela participa do encerramento da reunião do projeto “PT – Em cada canto, um Brasil mais feliz”, junto com Gleide Andrade, no Espaço Pérola, rua Florianópolis 285, bairro Veneza II.

Às 13 horas, no mesmo local, Gleisi dará entrevista coletiva e lança as pré-candidaturas de Lene Teixeira (PT) à prefeitura de Ipatinga e de vários pré-candidatos e candidatas às prefeituras de cidades da região metropolitana do Vale do Aço. Entre elas, Júlia Restori (PT) à prefeitura de Coronel Fabriciano e Vinícius Bim (PT) à prefeitura de Timóteo.

Em 40 anos de atuação política, Lene Teixeira foi vereadora por quatro mandatos, presidiu o PT em Ipatinga e recentemente, em Brasília, atuou como chefe de gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego a pedido do presidente Lula. Como vereadora atuou pelas leis estruturantes da cidade, aprovou leis como a Lei das Doulas, a lei de proteção animal, que define as sanções a serem aplicadas pela prática de maus-tratos e instituiu o Programa de Controle Reprodutivo de animais. É pedagoga e pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas e tem 60 anos.

Vinicius Bim, pré-candidato à Prefeitura de Timóteo, é vereador pelo PT, servidor público há 23 anos e pequeno empresário.

Candidata à Prefeitura de Coronel Fabriciano, Júlia Restori tem jornada de 32 anos como servidora pública lutando junto aos movimentos sociais em defesa das políticas públicas. É assistente social da Prefeitura de Ipatinga, e atuou na mesma área nas prefeituras de Timóteo e de Coronel Fabriciano, nos 12 anos das gestões petistas.

Foi responsável pela implementação do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Fabriciano, onde também planejou e coordenou a criação de quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), do Centro de Referência a População em Situação de Rua (Centropop), do Programa Qualificar, do Pró-Jovem Adolescente, do Programa Vivaidade, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Cozinha Comunitária, do Centro de Convivência – Vivaidade, dentre outros. Foi responsável pela operacionalização do Fundo da Criança e do Adolescente e o Fundo da Pessoa Idosa.

Domingo em Araçuaí

Cidade que elegeu a primeira prefeita do PT em Minas, Maria do Carmo Ferreira (Cacá) nas eleições de 1996, Araçuaí recebe Gleisi e Gleide no domingo (19) para o lançamento da pré-candidatura de Dra. Rita (PT) à prefeitura da cidade. O evento será às 9 horas no UAI-T que fica na rua Uberaba, 90 – bairro Esplanada. Dra Rita foi vice-prefeita de Araçuaí de 2013 a 2020, é médica pediatra e atuou em vários hospitais de Belo Horizonte. Mora em Araçuaí desde 2004 e foi e secretária de Saúde de 2018 a 2020.

O empenho do PT, segundo Gleide Andrade, é para eleger prefeitos e prefeitas comprometidos com o campo democrático, e vereadores e vereadoras para auxiliar na implementação de políticas públicas para os que mais precisam.

“O governo do presidente Lula tem demonstrado, como nas gestões anteriores, grande capacidade de resolver os problemas que mais afligem a população pobre. O povo mineiro precisa ter parlamentares nas suas cidades que ajudem Lula a reconstruir o Brasil, com a união do campo progressista”, apontou a secretária de Finanças e Planejamento do PT.