No 1 ano do golpe, internautas repudiam infâmia e retrocessos

Trágica votação do impeachment da presidenta Dilma na Câmara foi relembrada e bastante criticada. Hashtag #UmAnoDeGolpe ficou em primeiro nos TTs

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Paulinho da Força, delatado na Lava Jato, e Wladimir Costa (SD-PA), cassado, votaram contra Dilma

A histórica e infame votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados completa um ano nesta segunda-feira, dia 17 de abril. Nesta mesma data, em 2016, deputados e deputadas subiam à tribuna do plenário da Casa para votar contra a democracia, invocando Deus, a família e o Brasil. A sessão foi presidida por Eduardo Cunha, na época presidente da Câmara e hoje preso pela Operação Lava Jato.

Agora, esses mesmos parlamentares são aqueles que votaram a favor de reduzir recursos para a educação e saúde, congelar investimentos, liberar a terceirização geral do trabalho, entregar o pré-sal.

Nas redes sociais, internautas utilizaram as hashtags #vidaposgolpe, #umanodegolpe, #diadavergonha e o termo “dia da infâmia” para relembrar a data e também para registrar os retrocessos que o Brasil viveu após o dia 17 de março de 2016. No dia 12 de maio do ano passado, a presidenta foi afastada e o golpista Michel Temer (PMDB) assumiu a Presidência da República. E no dia 31 de agosto de 2016, o golpe foi consumado.

Parlamentares do PT também relembraram a triste data para a democracia brasileira. A senadora e líder do PT no Senado, Gleisi Hoffmann (PT-PR), reforçou que os parlamentares que votaram pelo impeachment da presidenta “votaram contra o povo”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) chamou o impeachment de “maior crime de lesa-pátria).

O maior crime de lesa-pátria da nossa História recente completa hoje um ano. #ForaTemer

Publicado por Lindbergh Farias em Segunda, 17 de abril de 2017

Em vídeo divulgado pelo PT na Câmara, o líder Carlos Zarattini (PT-SP), José Guimarães (PT-CE), Érika Kokay (PT-DF) e Afonso Florence (PT-BA) comentam a data (veja abaixo).

FOI GOLPE!Neste dia triste para democracia, a Câmara dos Deputados, sob o comando de Eduardo Cunha, hoje preso, aprovou por 367 votos o afastamento da presidenta eleita pelo povo Dilma Rousseff.A votação foi um espetáculo midiático.Dilma, que não cometeu nenhum crime, é retirada do comando da nação justamente por aqueles que têm muito a temer. Decorrido um ano de GOLPE, o país está arrebentado.Os investimentos públicos foram congelados por 20 anos.A aposentadoria ficou mais distante.O desemprego aumentou.As relações trabalhistas pioraram.E as riquezas brasileiras estão sendo entregues em tenebrosas transações.Um ano de GOLPE. O Brasil melhorou? Para quem? Carlos Zarattini – Erika Kokay – Afonso Florence – Deputado José Guimarães

Publicado por PT na Câmara em Segunda, 17 de abril de 2017

Os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Paulo Pimenta (PT-RS)

#UmAnoDeGolpe

A hashtag #UmAnoDeGolpe assumiu o primeiro lugar no Trending Topics brasileiro na tarde desta segunda-feira.

Governo desastroso

Em entrevista ao “Huffington Post“, o ex-ministro da Justiça e advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, afirmou que o impeachment resultou em um governo desastroso.

“O processo de impeachment não só não resolveu a crise, como criou um precedente institucional grave e desarticulou qualquer possibilidade de pactuação num momento importante para que o Brasil pudesse sair da crise política que agravava a crise econômica”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast