No Maranhão, Gleisi reúne pré-candidaturas, assina filiações e mobiliza para o dia 23

“Quando ganhar é este campo que ganhou, somos nós do PT e mais os aliados e vamos fazer o mapa dos municípios que estarão com o presidente Lula, no campo democrático popular”, disse a presidenta do PT

Divulgação

"Precisamos colocar os mais representativos e combativos, ver quem entre nós tem mais condições, fazer essas composições para aumentar o número de vereadores e vereadoras e prefeitos e prefeitas", afirma Gleisi

Em seu último dia de agendas no Maranhão, a presidenta do PT Gleisi Hoffmann se reuniu com pré-candidatas e pré-candidatos do partido às eleições em São Luís nesta terça-feira (19), quando assinou fichas de filiação, destacou a força do partido e convocou a todos pela união para derrotar a extrema direita e o fascismo.

“Queria parabenizar vocês pelo nível de organização do partido aqui no Maranhão, estou muito feliz com essa animação. Muitos candidatos entrando no PT, com vontade de marchar junto, com condições de ganhar. As pessoas começam a ver a nossa força. Esse partido é forte!”, ressaltou Gleisi.

“Não é brincadeira enfrentar o que estamos enfrentando, que é a extrema direita e o fascismo Se essa gente tomar o poder de novo, vai ser muito difícil tirar. O povo nos deu uma grande oportunidade e não podemos errar. Temos que buscar a nossa unidade para enfrentar essa extrema direita, coesionando nosso campo, vencendo e nos preparando para 2026, porque Lula vai subir de novo a rampa do Palácio do Planalto. Bem organizados e unidos, é difícil nos enfrentar”, salientou.

Atualmente, observou Gleisi, ainda há uma oposição vil e sistemática, mas há uma grande diferença em relação às eleições municipais de 2020.

“Hoje está bem claro que quem nos ataca são militantes do bolsonarismo, são cachorros do fascismo, gente que não tem compromisso com a democracia”, afirmou Gleisi ao lembrar que 73% de maranhenses que votaram em Lula.

“É o segundo colégio eleitoral que mais deu votos, depois do Piauí. Se Lula está no Palácio do Planalto foi muito pela contribuição do Maranhão”, assinalou, fazendo uma reflexão sobre as estratégias para o próximo pleito na presença do vice-governador do estado Felipe Camarão (PT), do presidente do PT estadual, Francimar Melo, do deputado estadual José Inácio (PT), de membros dos diretórios nacional, estadual e municipal e da senadora maranhense Eliziane Gama.

A presidenta do PT falou sobre a aliança sólida com o PSB no Maranhão, com os partidos da Federação (PV e PcdoB), além de caminhar junto com o PSol, Rede, PDT e setores do MDB e PSD.

“Quando ganhar é este campo que ganhou, somos nós do PT e mais os aliados e vamos fazer o mapa dos municípios que estarão com o presidente Lula, no campo democrático popular”, disse.

Capilaridade do projeto nacional

As eleições de 2024 são fundamentais para estruturar a capilaridade do projeto nacional do PT, segundo Gleisi.

“É fundamental ter essa capilaridade, ter as pessoas na ponta cotidianamente, conversando com o povo, isso é fundamental. Não é só o retrato de uma eleição, mas de um processo de mudanças”, assinalou a presidenta.

Ao pedir que todos estejam bem preparados para os embates, Gleisi analisou que as eleições municipais não são determinantes para a eleição de presidente da República, mas são os prefeitos e vereadores que garantem o contato direto com as pessoas e as comunidades.

“Se tivermos vereadores, eles falarão nas câmaras, visitarão o povo, e aí vamos mudando consciências. Se tivermos prefeitos com visão progressista, popular, que implante projetos que melhorem a vida do povo, isso dialoga com nosso projeto nacional. É um processo que a gente precisa fazer, por isso é muito importante a gente cuidar das eleições de 2024. Eu queria deixar esse alerta: cuidar das chapas de vereadores, é muito, muito importante”, ressaltou.

Gleisi alertou para a importância de se ter uma bancada federal sintonizada com a democracia e o projeto do PT para o Brasil.

“Não dá mais pra gente ganhar a eleição presidencial e ter minoria na Câmara dos Deputados”, Mas, infelizmente, é a correlação de forças que temos. Elegemos 140 deputados que são leais ao projeto, então temos que fazer conversa e negociação o tempo inteiro. Mas se tivermos um bom número de prefeitos e vereadores teremos condições de eleger muitos deputados, isso fará muita diferença”, apontou.

Vereadores podem se tornar deputados, diz Gleisi

Os eleitos no pleito municipal vão de ajudar a eleger deputados mas, além disso, prefeitos e vereadores podem se tornar deputados.

“Elegemos vereadores combativos em 2020, muitas mulheres, muitos pretos, foi muito legal o resultado da eleição e muitos se tornaram deputados federais e estaduais (em 2022). É assim que a gente começa fortalecendo as lideranças”, destacou.

Ao detalhar as regras válidas para as próximas eleições, Gleisi falou da importância de incentivar candidaturas de mulheres, negros, jovens.

“Precisamos colocar os mais representativos e combativos, ver quem entre nós tem mais condições, fazer essas composições para aumentar o número de vereadores e vereadoras e prefeitos e prefeitas”.

Gleisi disse ainda que o presidente Lula vai visitar o Maranhão antes das eleições e que os pré-candidatos têm que aproveitar a ligação com o presidente.

“As condições agora são muito melhores que em 2020, quando as circunstâncias estavam muito adversas, uma conjuntura muito ruim. O governo do presidente Lula está fazendo coisas importantes, isso nos ajuda a formar um círculo de aliança em torno de projetos efetivos para o povo”, observou.