“Temos um projeto de país para construir”, afirmou Gleisi em plenária no Maranhão

Em São Luís, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, participou de evento com a militância petista e representantes dos partidos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), e também do PSB, na Assembleia Legislativa

zeqrozneto

Gleisi reafirmou a importância de manter a união do campo progressista, popular e democrático

Depois das agendas no Rio Grande do Norte, a presidenta do PT deputada federal Gleisi Hoffmann esteve nesta segunda-feira em São Luís no Maranhão, onde participou de um grande evento com a militância petista e com representantes dos partidos da Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV), e também do PSB, na Assembleia Legislativa.

Ao parabenizar a expansão do PT no estado com muitas filiações e destacar a expressiva votação dos maranhenses no presidente Lula, Gleisi reafirmou a importância de manter a união do campo progressista, popular e democrático, agradeceu a resiliência da militância nos embates pela democracia e reafirmou o compromisso do partido com a reconstrução do Brasil.

“Temos um projeto de país para construir. É um projeto que não construímos em quatro anos. Para mudar e efetivar esse projeto precisamos de um tempo muito maior. É esse campo progressista que está aqui que tem essa responsabilidade e o PT também tem essa grande responsabilidade de fazer efetivamente a transformação que queremos ver no Brasil”, ressaltou Gleisi, que confirmou o apoio ao deputado federal Duarte Júnior (PSB) como pré-candidato à prefeitura.

“Estamos junto com ele na caminhada para elegê-lo prefeito de São Luís”, declarou em seu discurso no evento que teve a presença de do governador Carlos Brandão (PSB), do vice-governador Felipe Camarão (PT), do presidente estadual do partido, Francimar Melo; do deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) presidente da Federação Estadual Brasil da Esperança); e de Honorato Fernandes, presidente do PT municipal.

O encontro teve também a participação de vários dirigentes do PT nacionais, estaduais e municipais; deputados estaduais, vereadores, militantes e representantes de diversas entidades como MST, Ubes, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Maranhão (Fetaema), Federação das Artesãs, entre outras.

“Se não fosse a força, a resistência e a resiliência da nossa militância, não teríamos construído essa frente ampla. Nos momentos mais difíceis e sombrios foi a nossa militância que teve ombridade, ficou de cabeça erguida e foi para o enfrentamento quando todo mundo dizia que a gente não ia vencer, que o PT e Lula tinham acabado. Pra gente subir aquela rampa do Palácio do Planalto foram vocês que ajudaram. Muito obrigada por não desistirem nunca”, salientou Gleisi, ao destacar que o partido tem militância viva, atuante, que luta, critica, debate e que “não aceita as coisas de cima pra baixo”.

Gleisi saudou também a presença de representantes do PSol e PSB, partido do ex-ministro da Justiça e atual ministro do STF, o ex-governador do Maranhão, Flávio Dino, a quem Gleisi agradeceu pela resistência democrática.

É preciso desmascarar as fake News, diz Gleisi

As eleições de 2024 serão um momento especial, segundo a presidenta do PT, porque a Federação Brasil da Esperança precisa eleger muitas candidatas e candidatos do campo democrático popular que estão com Lula.e também devido também ao enfrentamento das fake news.

“Temos que estar preparados para fazer essa disputa política, para dizer o que está por trás e desmascarar. Estamos lidando com uma situação muito grave e muito crítica. Não estamos com a oposição da direita liberal, mas com a oposição da extrema direita fascista que age na provocação no ódio. Não podemos baixar cabeça e nem ter medo”, apontou.

A presidenta do PT mais uma vez alertou que a militância precisa “atuar no modo campanha” que é fazendo disputa política todo dia para “desmentir essa gente porque eles mentem o tempo inteiro”. Trata-se, de acordo com Gleisi, de questão de defesa do estado democrático de direito.

“Se essa extrema direita ganhar de novo a presidência do Brasil, esqueçam. Eles vão implantar um processo ditatorial. Bolsonaro quis dar o golpe e agora quer anistia. Mas não tem anistia não, ele vai responder por todos os crimes”, assinalou Gleisi ao convocar a militância.

“Vamos marchar juntos para 2026 e precisamos investir muito nas eleições de vereadores e vereadoras também. Temos que cuidar muito bem da montagem das chapas”, alertou Gleisi, ao chamar atenção para a mudança das regras em relação a 2020.

“Essa capilaridade vai ajudar a fazer o enfrentamento político e temos que ter em nossas chapas mulheres, jovens, pretos, LGBTs. É muito importante, vocês que são dirigentes municipais ou quem já é vereador, precisa ajudar a construir chapas assim porque é essa a maneira que a gente tem para avançar”, sinalizou.

Converter liderança de Lula em mandatos

O vice-governador Felipe Camarão destacou a importante parceria que o governador Caros Brandão (PSB) tem com o PT e também as grandes vitórias desde 1989 de Lula, Dilma e Fernando Haddad no Maranhão.

“Chegou a hora de marcharmos unidos e transformar a liderança do presidente Lula em mandatos, conversar com as pessoas porque a fábrica de fake news é ultrajante. Bolsonarismo não se cria no Maranhão”, anunciou Camarão, ao assinalar que a extrema-direita e o bolsonarismo ainda estão vivos.

“Temos que combater, não podemos ter medo de enfrentar a extrema direita machista, misógina, homofóbica, racista e preconceituosa. Só há uma solução: caminhar unidos contra essa violência, para nos livrarmos dessa chaga maldita pra que seja extirpado uma vez por todas”, finalizou.

Governador defende fortalecimento do PT

Ao declarar sua satisfação com a composição com o PT no Maranhão, o governador Carlos Brandão lembrou dos 73% de votos no presidente Lula. “O Maranhão é um estado lulista. Lula trouxe esperança que os brasileiros já não tinham mais”, ressaltou, ao defender que o PT saia fortalecido nas próximas eleições. “Ninguém tem a militância que o PT tem. Quero fortalecer o partido do presidente Lula”, reconheceu.

O deputado estadual José Inácio (PT) chamou a atenção para o alinhamento da eleição municipal com as eleições estadual e federal de 2026.

“Temos que compreender que a eleição municipal não é isolada da eleição estadual e nem da nacional. Precisamos fazer o embate agora com o compromisso de eleger uma grande bancada de vereadores e muitos prefeitos e prefeitas”, pontuou, ao destacar que somente este ano 20 ministros já estiveram no Maranhão anunciar obras do PAC e programas sociais.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast