No México, Gleisi celebra a parceria com o partido Morena e o povo mexicano

Em dois pronunciamentos, a presidenta do PT também destacou a parceria com o Morena, importante para que as relações entre os povos sejam verdadeiramente democráticas

Ricardo Stuckert

Encontro no México

A presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal ((PR) Gleisi Hoffmann, participa dos eventos políticos no México, ao lado do presidente Lula e demais integrantes da delegação brasileira. Nesta quinta-feira, Gleisi também fez pronunciamento na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do México.

Na quarta-feira, Gleisi falou durante a 2ª Assembleia Ordinária da Associação dos Legisladores do Morena e partidos aliados (ouça o áudio abaixo). O Morena (Movimiento Regeneración Nacional) é o partido do atual presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, eleito em 2018.

Em seu pronunciamento nesta quinta-feira (veja a íntegra abaixo), Gleisi agradeceu ao México e seu povo pela solidariedade com que sempre acolheram os exilados e os perseguidos do mundo, especialmente os brasileiros”. Segundo Gleisi, foram muitos os que encontraram aqui o refúgio contra a opressão, e por isso seremos eternamente gratos.

A presidenta do PT também destacou a parceria com o Morena, importante para que as relações entre os povos sejam verdadeiramente democráticas. “Quero agradecer de coração esta oportunidade de falar à Câmara dos Deputados, neste momento crucial para o futuro da América Latina e da construção de um mundo multipolar”, disse Gleisi.

Acompanham Lula na viagem a presidente do Partido dos Trabalhadores, além da presidenta Gleisi Hoffmann,  os ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, que é presidente da Fundação Perseu Abramo, e o senador Humberto Costa.

Íntegra do pronunciamento da presidenta do PT

Leia abaixo a íntegra do pronunciamento da presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal (PR), Gleisi Hoffmann, na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do México.

“É para mim um privilégio ser recebida, juntamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos do México. Quero, em primeiro lugar, trazer a saudação do povo brasileiro e do Partido dos Trabalhadores aos representantes desta grande Nação, que nos recebem numa ocasião tão simbólica para a amizade entre nossos povos.

Na condição de militante política brasileira desde a juventude, e de presidente de um partido político forjado nas lutas contra a opressão, tenho de agradecer também ao México e seu povo pela solidariedade com que sempre acolheram os exilados e os perseguidos do mundo, especialmente os brasileiros. Foram muitos os que encontraram aqui o refúgio contra a opressão, e por isso seremos eternamente gratos.

Nosso partido foi criado, há 42 anos, na luta pela democracia e pelos direitos dos trabalhadores da cidade e do campo, num tempo em que uma ditadura militar dirigia o país. Um tempo em que o direito de greve era negado e em que nossos camponeses eram tratados como escravos pelos senhores da terra. Nossa luta, na oposição e no governo, foi e continua sendo por justiça social, soberania nacional e direitos para todos.

Mesmo os que não conhecem nossa trajetória podem imaginar o quanto contribuiu para nossa formação – e para nossa prática política –a riquíssima história do povo mexicano. Suas lutas, suas conquistas e até mesmo os reveses, muitas vezes semelhantes aos que sofremos no Brasil e que nos levaram a aprender com as lições de um povo verdadeiramente irmão.

O companheiro Lula costuma frisar que as elites brasileiras são as que mais resistiram à realização de uma reforma agrária na América Latina. Por isso mesmo, nossos militantes sem-terra e trabalhadores do campo sempre tiveram como referência as lutas e conquistas dos irmãos mexicanos no início do século XX.

De forma semelhante, sempre nos inspirou a trajetória do México pela conquista e manutenção de sua soberania e sua democracia, em episódios históricos que inspiram gerações de latino-americanos.

Disso as senhoras e os senhores sabem mais do que qualquer um no mundo, mas quero ressaltar aqui a nacionalização do petróleo mexicano nos anos de 1930, no governo de Lázaro Cárdenas, que teria seu correspondente no Brasil em 1953, com a criação da nossa Petrobrás, pelo presidente Getúlio Vargas. No México e no Brasil, em meio a ampla mobilização popular.

Aproveito para ressaltar, nessa minha primeira visita ao seu belíssimo país, algo que chama a atenção de todos os brasileiros que aqui chegam. Trata-se da imensa conquista democrática e humana que foi o investimento dos ganhos do petróleo na educação e na cultura do povo mexicano. A Cidade do México é um monumento vivo à história do país e uma imensa escola aberta popular, que a dignifica perante o mundo.

Quando a Petrobras descobriu o pré-sal brasileiro, aprovamos uma legislação no mesmo sentido. Destinar essa imensa riquezaà educação de nosso povo, à ciência e tecnologia. Não há duvida de que este foi um dos principais motivos da campanha de mentiras e da perseguição ao PT, aos presidentes Lula e Dilma Rousseff que se seguiu a esta decisão.

Não é por acaso, acreditamos, que o México hoje ocupa um lugar especial na América Latina e no mundo. É porque seu povo, seus representantes e o governo do presidente Antonio Manuel Lopez Obrador estão fazendo convergir suas experiências históricas com a energia da esperança que sempre mobilizou este belo país.

Brasileiros, mexicanos, latino-americanos de todos os países, experimentamos nas últimas décadas a expropriação de nossas riquezas pela lógica perversa da dívida externa ea expropriação da nossa soberania e dos direitos do povo por modelos econômicos neoliberais. Mas também experimentamos o outro lado da história, governos populares e democráticos que mostraram e praticaram um outro caminho, enfrentando a desigualdade e colocando os interesses do povo e do país em primeiro lugar.

É com muita alegria que vemos o México trilhar este caminho, da mesma forma que assistimos outros países de nossa região. Quero agradecer de coração esta oportunidade de falar à Câmara dos Deputados, neste momento crucial para o futuro da América Latina e da construção de um mundo multipolar, em que as relações entre os povos sejam verdadeiramente democráticas.

Estamos trabalhando para que o Brasil também volte a trilhar os caminhos da democracia, da paz e da justiça social.

É a esperança que nos une, México, Brasil e América Latina.

Muito obrigado”.

Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT)

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast