Nota da solidariedade à Cricielle Muniz, hostilizada por racismo

Site do PT

A resolução está disponível em PDF para baixar

No Brasil, o racismo não perde tempo para dar as caras e oprimir nosso povo. O racismo tem muitas faces e faz cada vez mais vítimas, hoje uma delas foi a dirigente nacional do PT, Cricielle Muniz, que foi hostilizada em uma das lojas C&A de São Luís, e não bastasse essa dor, não encontrou apoio e atendimento na Delegacia Especializada em Crimes Raciais da cidade pois o Delegado não estava lá.

A Juventude do PT vem por meio dessa nota não só se solidarizar com a companheira Cricielle, mas repudiar veementemente quaisquer atos de racismo.

Acreditamos em um mundo justo e igualitário e entendemos que isso não acontecerá enquanto todas as pessoas negras não forem livres e o racismo aniquilado.

O racismo é responsável por impedir que as pessoas negras tenham acesso ao ensino de qualidade, segurança de moradia e alimentar e até mesmo a dignidade de poder fazer suas compras sem serem hostilizadas. Esse mesmo racismo é responsável por tirar das pessoas negras o direito mais inalienável do ser humano: a vida.

É por isso que a Juventude do PT tem como objetivo e missão a defesa da vida e dos direitos da negritude, assim como a inserção de cada vez mais pessoas negras na política e nos espaços de poder. Entendemos que não alcançaremos a verdadeira justiça social enquanto não formos representados por mulheres e homens negros.

Cricielle Muniz, você, enquanto mulher negra, nos representa e nos inspira a continuar na luta! Conte com a Juventude do PT para estar ao seu lado nas trincheiras dessa guerra contra o racismo estrutural e estruturante.

Exigimos da C&A respostas sobre essa violência e uma retração IMEDIATA à Cricielle!

No Brasil que nós queremos não existe espaço para racistas!

Secretaria Nacional de Juventude do PT