Nota de repúdio ao ataque ao Acampamento Sol Nascente
De forma violenta, arbitrária e sem mandado judicial, querem expulsar, a qualquer custo, as famílias que ali residem, e de onde tiram seu sustento há mais de 15 anos
Publicado em
Nesta quinta-feira, 12 famílias do Movimento de Trabalhadores Rurais Assentados e Acampados da Bahia (Ceta), do Acampamento Sol Nascente, no município de Senhor do Bonfim, foram cercadas por homens armados, que levaram ainda uma retroescavadeira para o local, com a finalidade de adentrar a sede do acampamento.
De forma violenta, arbitrária e sem mandado judicial, querem expulsar, a qualquer custo, as famílias que ali residem, e de onde tiram seu sustento há mais de 15 anos. Já existe um processo na justiça, que corre em segunda instância, e que suspendeu a imissão de posse ao pretenso proprietário. Portanto, as famílias seguem aguardando, de forma pacífica, o desfecho final do processo judicial. Para que a situação seja apurada urgentemente, é necessário que a Secretaria de Segurança Pública da Bahia acompanhe de perto essa denúncia para responsabilizar os autores da ação.
A Secretaria Nacional de Movimentos Populares do Partido dos Trabalhadores repudia veementemente toda e qualquer ofensiva de grupos que têm como objetivo desestabilizar áreas autônomas dos movimentos, ameaçar a integridade física dos assentados e acampados, e perseguir e criminalizar os movimentos sociais.
Não será admitida qualquer tentativa de intimidação à luta pela reforma agrária e pela justiça social em nosso país. A Secretaria de Movimentos Populares expressa toda a solidariedade ao Ceta e a todos os que lutam por um mundo mais justo, no campo e na cidade.
Vera Lúcia Barbosa
Secretária Nacional de Movimentos Populares do PT