Nota de repúdio às falas machistas da família Bolsonaro
Secretaria Nacional de Mulheres emite nota contra os ataques à jornalista Patricia Campos Mello e às parlamentares do Congresso
Publicado em
A Secretaria Nacional de Mulheres do PT repudia as falas do presidente Jair Bolsonaro e de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, contra mulheres em seu exercício da profissão. O pai atacou uma jornalista usando insinuações de cunho sexual e o filho atacou deputadas federais com gestos infantis e linguagem chula.
Está óbvio que essa ofensiva de homens brancos de direita em espaços de poder é a expressão da incapacidade, da inabilidade, da truculência e da violência do discurso machista.
Essa atitude violenta e generalizada está a serviço do cerceamento da participação das mulheres na vida pública, da criação de um ambiente desfavorável à diversidade de gênero. Um gesto claro para tentar acuar e silenciar mulheres que ocupam espaços de decisão e estão no pleno exercício profissional.
Nós, da Secretaria Nacional de Mulheres, repudiamos essa atitude da família Bolsonaro e prestamos solidariedade à jornalista Patrícia Campos Mello e às parlamentares atingidas pelas falas misóginas e machistas.
Reafirmamos que tribuna é lugar de mulher, jornalismo é lugar de mulher, e qualquer lugar que elas estejam devem ser respeitadas. As mulheres petistas seguem atentas e fortes e lutaremos contra todo tipo de violência machista e misógina – até que todas sejamos livres.
Secretaria Nacional de Mulheres do PT