Nota de solidariedade à Bia Caminha

Por uma Belém sem racismo e sem machismo

As Secretarias de Mulheres do PT, abaixo assinadas, vem por meio desta repudiar mais um lamentável caso de racismo e machismo, marca ainda presente em nossa sociedade, infelizmente.

Dos fatos, a recém eleita vereadora de Belém, Beatriz Caminha (Bia), neste domingo após o resultado final da eleição municipal, foi impedida de entrar na coletiva de imprensa do nosso prefeito eleito de Belém, sendo carregada para fora do espaço pelos seguranças que guardavam a entrada, mesmo a jovem argumentando que era vereadora eleita e deveria participar da coletiva. Pois a dedicação, esforço e votação somou para a adquirida vitória da esquerda na Capital Paraense. Na mesma ocasião, estavam nesta coletiva, homens e mulheres brancas sem receber questionamento algum.

Não podemos nos calar diante de tamanho absurdo! É necessário rever os protocolos de segurança e métodos de abordagem com urgência!!! Não podemos mais tolerar que o racismo e machismo permaneçam sendo o critério que permitam ou não a permanência de pessoas em espaços públicos e de poder.

Nossa solidariedade à companheira Bia Caminha por ter vivenciado mais esse episódio em sua vida de jovem negra e reafirmamos nossa luta contra o machismo e racismo, tão estrutural em nossa sociedade. Quem é mulher e negra conhece bem a dor de ser preterida e ter sua existência negada num mundo onde o racismo, machismo e a intolerância cotidianamente se fazem presentes na vida e nos corpos das mulheres e do povo preto.

Reforçamos nosso apoio ao mandato do prefeito Edmilson Rodrigues e Edilson Moura porque acreditamos que os mesmos não compactuam com atitudes racistas e machistas e estão comprometidos com a melhoria de qualidade de vida da população de Belém e do combate à todo tipo de discriminação.

#PORUMASOCIEDADELIVREDOMACHISMOERACISMO
#SILENCIADASNUNCAMAIS