Nota de solidariedade à companheira Cricielle, vítima de racismo

A dirigente nacional do PT, Cricielle Muniz, foi vítima de racismo na loja de departamento C&A

Site do PT

A dirigente nacional do PT companheira Cricielle Muniz, mulher negra, moradora da cidade de São Luís-MA foi mais uma vítima do racismo cotidiano que assola a população negra brasileira desde o período escravocrata.

Ao realizar compras e fazer o pagamento na loja C&A ,localizada na rua Grande daquela cidade, Cricielle foi abordada aos gritos por funcionárias daquele estabelecimento ordenando que ela abrisse a bolsa, em desconfiança de cometimento de furto.

Como em outras situações envolvendo pessoas negras por todo o país, não informaram o motivo da revista e ampliaram o constrangimento da companheira em função da aglomeração formada no local para assistir a cena.

O racismo e a discriminação de gênero não escolhem hora nem local para sua manifestação, mesmo possuindo em torno de 74% de sua população formada por negros e negras, o estado do Maranhão, infelizmente, é palco desse acontecimento.

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Tralhadores reitera seu compromisso com a igualdade de gênero e raça ao tempo que repudia de forma veemente o episódio ocorrido com a companheira Cricielle, se colocando à disposição para tomar todas as medidas cabíveis para a reparação do ato cometido contra mais essa mulher negra.

À Cricielle nossa total solidariedade e acolhimento, com a certeza que a luta contra o racismo é uma prioridade para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Martvs Chagas, Secretário Nacional de Combate ao Racismo do PT

Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast