Nota: Secretaria e Coletivo Nacional Agrário do PT solidarizam-se com o povo gaúcho
“A natureza responde aos retrocessos na legislação ambiental, na disseminação do negacionismo climático e no avanço do desmatamento em várias regiões do país”, diz a nota
Publicado em
A Secretaria Agrária Nacional e o Coletivo Agrário Nacional do PT, consternados com a tragédia climática que acometeu o estado do Rio Grande do Sul, se solidarizam com a população atingida por essa catástrofe sem precedentes.
Lamentamos profundamente a perda de 85 vidas, 134 desaparecimentos, 339 pessoas feridas, 130 mil refugiadas climáticas e 1,2 milhão de pessoas atingidas.
Acredita-se que esses números sejam ainda maiores, pois alguns municípios enfrentam dificuldades em localizar as vítimas em função dos elevados níveis de destruição e do isolamento.
A cada momento, maior é a angústia de famílias inteiras que assistem, sem nada poder fazer, a destruição de seus bens, a ausência de condições de se manterem em segurança e terem suas necessidades básicas supridas.
Estamos vivendo um evento climático extremo, com chuvas acima da média, em ecossistemas fragilizados pela ação humana, a partir de intervenções em um modelo de desenvolvimento insustentável, que não levou em consideração um plano de gestão de riscos, causando perdas irreparáveis nos 385 municípios atingidos.
A natureza responde aos retrocessos na legislação ambiental, na disseminação do negacionismo climático e no avanço do desmatamento em várias regiões do país.
Nossa solidariedade ao conjunto de agricultores(as), assentados (as), acampados (as), quilombolas, indígenas e populações tradicionais que perderam suas casas, a produção agrícola e suas estruturas coletivas de organização social, produção, beneficiamento e comercialização, acarretando prejuízos incalculáveis em todo o estado. Toda força para enfrentar a crise de abastecimento e a retomada da vida em todos os sentidos.
Buscaremos, no âmbito do Partido dos Trabalhadores, meios de apoiar a reconstrução, estabelecer canais de mediação para reparação das perdas no contexto de ajuda federal já anunciadas pelo Presidente Lula.
Brasil, 06 de maio de 2024
Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT
Rose Rodrigues
Secretária Agrária Nacional do PT