Novo ministro do MEC diz esperar que educação una o País

Presidenta Dilma anunciou nome do professor da USP para MEC na sexta. Ele toma posse dia 6 de abril

Foto: Agência O Globo

O novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse, em publicação no Facebook, neste sábado (28), esperar que a educação possa unir o País.

“Espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro, mas que sabe que sem educar não se avança”, comentou.

“Incrível como há gente torcendo pelo Brasil! Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é O, ou um dos principais, caminho(s)”, avaliou.

Além disso, Ribeiro comentou o convite da presidenta Dilma Rousseff, intermediado pelo ministro da Casa Civil, Aloizio Mercandante, para que ele assumisse o Ministério da Educação.

Para o ministro, a pasta é uma das maiores, mais complexas e mais ricas. “Bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores! É o Brasil que está lá – subindo a ladeira”, afirmou.

Ribeiro assumirá oficialmente o Ministério da Educação no dia 6 de abril. Segundo ele, atéa data em que tomará posse, focará em estudar os detalhes sobre a pasta.

“Afinal, como pode alguém ir para a Educação se não começar estudando??”, concluiu.

Anúncio – A Presidência da República anunciou em nota, na sexta-feira (27), que o filósofo Renato Janine Ribeiro assumirá o comando do Ministério. Ele ocupará a vaga deixada por Cid Gomes.

Janine tem vasto currículo na área. Ele é professor titular de Ética e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é autor de diversos livros, como “A última razão dos reis”, “A Universidade e a Vida Atual”.

Leia a mensagem do novo ministro na íntegra:
“Ufa! Não tive tempo até agora de agradecer os cumprimentos nem de comentar minha nomeação para a Educação, pela presidenta Dilma. Primeiro de tudo, obrigado a todos os que postaram comentários ou mandaram mensagens inbox. Incrível como há gente torcendo pelo Brasil! Incrível como há tanta gente acreditando que a educação é O, ou um dos principais, caminho(s)!

Na quinta-feira recebi uma ligação do ministro Aloizio Mercadante, me convidando a ir a Brasilia para vermos a possibilidade de eu ocupar este cargo. Aceitei. Cancelei alguns compromissos – um deles seria participar da performance, longa mas que deve ser fascinante, da Marina Abramovic no Sesc.

Fui recebido por ele e pela presidenta, com quem tive longa conversa. Depois, fui ao MEC, onde o secretário executivo, que permanecerá, me fez um briefing inicial de um dos ministérios maiores, mais complexos e mais ricos da Esplanada. Bom lembrar que são 50 milhões de alunos e 2 milhões de professores! É o Brasil que está lá – subindo a ladeira.

Por enquanto, agradeço a todos! E espero que a educação constitua um destes pontos que permitam unir o País, gente de um lado ou de outro mas que sabe que sem educar não se avança.

Espero a compreensão de todos, especialmente dos jornalistas, para o fato de que não tenho como, neste momento, dar entrevistas sobre as questões do MEC. O ministério continua nas mãos competentes do secretário executivo.

Tomarei posse no dia 6 de abril e depois disso terei o prazer, e cumprirei o dever, de dar todas as entrevistas que forem necessárias. Só peço compreensão para a necessidade de estudar os dossiês antes de entrar em detalhes sobre eles.

Afinal, como pode alguém ir para a Educação se não começar estudando??”

Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast