Núcleo do PT Lisboa participa de ato com embaixadores de Cuba e Venezuela

Núcleo do PT Lisboa

Da direita para a esquerda: O coordenador do Núcleo do PT Lisboa, Pedro Prola, a embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, a presidenta da direção do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Ilda Figueiredo, e o embaixador da Venezuela em Portugal, Lucas Rincón Romero.

A coordenação do Núcleo do PT Lisboa esteve presente no ato de solidariedade com a América Latina e Caribe, ocorrido na terça-feira (27) em Portugal. A atividade foi organizada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), na Casa do Alentejo. A embaixadora de Cuba em Portugal, Mercedes Martínez Valdés, e o Embaixador da Venezuela, Lucas Rincón Romero, discursaram no ato. A Associação de Amizade Portugal-Cuba também participou.

A presidenta do CPPC, Ilda Figueiredo, reafirmou a solidariedade com a luta dos povos latino-americanos e caribenhos pela soberania, e realçou a campanha pela proibição de armas nucleares. O embaixador da Venezuela, Lucas Rincón, salientou a resistência contra os ataques dos EUA e aliados, assim como os desenvolvimentos científicos do país, lembrando que terá eleições parlamentares em dezembro. A embaixadora de Cuba, Mercedes Martínez, pontuou o compromisso com a solidariedade internacional, com quase 4000 profissionais de saúde cubanos enviados para 35 países nas Brigadas Henry Reeve, mesmo sofrendo embargo em plena pandemia.

Os participantes lembraram os ataques à soberania popular dos países da América Latina e Caribe ao longo dos últimos anos, assim como as recentes vitórias na Bolívia e no Chile. Pedro Prola, do Núcleo do PT Lisboa, denunciou o ataque a direitos e garantias em plena pandemia pelo governo Bolsonaro, mas também a resistência das forças democráticas, destacando a liderança de Lula. Augusto Fidalgo, da Associação de Amizade Portugal-Cuba, lembrou a vitória contra a tentativa golpista na Nicarágua e as eleições no Chile e na Bolívia.

PT felicita vitórias na Bolívia e Chile

Em nota, o Secretário de Relações Internacionais do PT, Romenio Pereira, saudou o MAS-IPSP pela vitória expressiva nas eleições na Bolívia, derrotando o golpe de 2019: “Este resultado demonstra a vontade soberana do povo boliviano de seguir no caminho escolhido a mais de uma década, quando pela primeira vez elegeu o companheiro Evo Morales para presidir o país.” Luis Arce, do MAS-IPSP, será o novo presidente do país, eleito no primeiro turno com 55% dos votos.

A presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e Romenio Pereira felicitaram as forças progressistas do Chile, no plebiscito que derrotou a Constituição neoliberal e antidemocrática herdada de Pinochet. Também saudaram o exemplo do povo chileno: “A voz do povo chileno foi ouvida, e com ela devemos nós, brasileiras e brasileiros, fazer-nos ouvir neste momento em que sofremos com um governo nacional de caráter totalmente neoliberal, que quer impor as mesmas políticas que agora sofrem forte rejeição, não somente no Chile, como em boa parte do mundo, devido às indiscutíveis limitações demonstradas por essas políticas durante a pandemia de Covid-19”.

O Foro de São Paulo exige a demissão de Luis Almagro da Organização de Estados Americanos (OEA). A organização de forças da esquerda da América Latina e Caribe denuncia as violações constantes ao Direito Internacional e à soberania dos países que Almagro vem cometendo, usando o cargo para satisfazer interesses pessoais. O Grupo de Puebla também realizou pedido de demissão de Almagro, lembrando que o secretário-geral da OEA apoiou ativamente o golpe na Bolivia no ano passado.

A secretária-executiva do Foro de São Paulo realçou a importância das vitórias populares na Bolívia e Chile. Em live organizada por Renato Simões no Canal da Resistência, Mônica Valente lembrou que, logo depois da vitória do MAS-IPSP na Bolívia, houve um recuo da perseguição contra Morales, parecida com a perseguição contra Lula. “Os povos resistem e lutam. Ha expectativa de vitória, se tivermos paciência e determinação”, concluiu.

O Núcleo do PT Lisboa nas redes sociais

Twitter: @PTLisboaOficial