Para João Paulo, prefeito do PSB vende ilusões ao recifense

Em último debate antes do segundo turno, candidato petista mostrou as inverdades do adversário e comprovou que tem melhores propostas para Recife

Foto: Társio Alves

No último debate de TV, promovido pela Rede Globo Nordeste, na noite desta sexta-feira (28), o candidato do PT à Prefeitura do Recife (PE), João Paulo, mostrou que sabe unir experiência e novas propostas para governar a cidade pelos próximos quatro anos.

Saúde, habitação, educação, segurança, morro. Em todos os temas do debate, o petista tinha realizações para mostrar e propostas para apresentar aos eleitores do Recife.

O ex-prefeito do Recife fez questão de destacar que a atual administração da Prefeitura, comandada pelo prefeito do PSB Geraldo Julio, recebeu muitos benefícios com o governo da presidenta eleita Dilma Rousseff.

“Geraldo, você é ingrato até com a presidenta Dilma, que tanto ajudou o Recife. Por um projeto de poder abandonou a presidenta. Foi Dilma quem garantiu o financiamento dos habitacionais na cidade. Não seja ingrato, Geraldo”, disse João Paulo.

O prefeito do PSB tenta colocar na crise a culpa pelas mais de 40 obras paradas na cidade. Porém, João Paulo mostrou, no debate, que Geraldo Julio “se esquece de dizer que grande parte dos investimentos que foram feitos no Recife, vieram do Governo Federal, durante as gestões petistas”.

“Ele tenta desconhecer que os grandes investimentos aqui no Recife, vieram do governo da presidente Dilma”.

Em diversos momentos do debate, João Paulo questionou o adversário sobre a veracidade das informações que ele passou.

“Eu gostaria de morar na propaganda que você faz do Recife. Assuma que o nosso governo foi bom. E eu vou voltar para dar continuidade ao nosso trabalho”, encarou.

E completou: “Você está agredindo nossos telespectadores ao vender ilusões, especialmente para quem vive na periferia”.

Propostas e realizações

O candidato do PT mostrou porque dar moradia digna foi uma prioridade na sua gestão, bem diferente do atual governo.

Foto: Társio Alves

“Entregamos 4.552 unidades habitacionais. Nossos governos deixaram quase três mil casas por fazer e o prefeito só entregou 869”, disse João. Em seguida, o atual prefeito chegou a reconhecer que há um déficit habitacional na cidade.

No bloco de perguntas livres entre os candidatos, João Paulo desconstruiu o discurso do adversário sobre o cuidado com a saúde do recifense. Para ele, atual gestão não atende às principais demandas da população.

“O atendimento nas clínicas e postos de saúde é precário. Faltam remédios para pressão, diabete e esquizofrenia. As fichas para atendimento estão sendo disputadas, com as pessoas saindo às 4h pra conseguir pegar uma ficha. Postos que eram para ter três médicos, estão com apenas um”, apontou.

Com João Paulo prefeito, a situação era diferente. “Eu tratei da saúde da cidade. Contratamos mais de 6.500 profissionais da saúde, aumentamos o número de equipes de Saúde da Família de 27 para 254. Erradicamos a filariose, com trabalho de saneamento, nos bairros de Mustardinha e Mangueira”, relatou.

O candidato do PT ainda criou 113 equipes de saúde bucal e três urgências odontológicas.

Mas João Paulo não tem apenas realizações para mostrar. O petista garantiu que vai recuperar os postos de saúde, abandonados pela atual gestão.

“Vamos acabar o sofrimento da população, recuperando nossos postos, garantindo a medicação para a nossa população e resgatando o princípio da universalização, cuidando bem da saúde do nosso povo”, assegurou.

Na educação, João entregou que a atual administração não anda bem das pernas. “Recife caiu no Ideb, ficando atrás de cidades menores, como Ipojuca e Camaragibe”, afirmou.

A política de valorização do servidor público municipal foi uma realidade na gestão de João Paulo. Atualmente, a máquina da Prefeitura está inchada, ocasionando gastos exorbitantes, mas sem preocupações com o funcionalismo.

“Você aumentou de 1% pra 5% os cargos em comissões. São R$ 103 milhões em cargos comissionados, sem ter uma política de valorização do servidor”, disse João Paulo a seu adversário.

Durante a gestão de João Paulo, Recife se tornou referência na proteção aos morros, com os programas Guarda-Chuva e Parceria nos Morros. O assunto também virou tema de debate.

“Quando eu cheguei na Prefeitura, a cidade tinha 10 mil pontos. Reduzimos 7 mil pontos. E nos ponto que ficaram, nós fizemos um monitoramento permanente, com uma ação integrada no conjunto das secretarias”, lembrou João.

O petista provou que atualmente “o medo votou a tomar conta da população com a chegada das chuvas”.

Nas considerações finais, João Paulo agradeceu o empenho e a garra de militância que o acompanhou durante essa jornada e se mostrou ainda mais confiante na vitória. E pediu: “No dia 30, vote 13, vote João Paulo prefeito”.

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Noticias