Paulo Henrique Dias de Oliveira: O velho tem que morrer para o novo surgir
Temos que matar esse método arcaico que usamos na politica para que possamos retomar novamente a frente do Brasil
Publicado em
Sei que com esse titulo parece ser algo rude a principio, mas, como na natureza tudo está em transformação, neste artigo que estou escrevendo para a discussão vou levantar a bandeira de que temos que matar esse método arcaico que usamos na politica para que possamos retomar novamente a frente do Brasil.
O que nós fizemos por este país foi abrir a cortina para um novo pensamento de que não precisamos baixar a cabeça para uma casta de coronéis que o comandavam e o povo aprendeu que pode ser grande sem ser escravo. Mas o PT e seus membros se perderam nesse caminho onde se iludiram com o falso brilho de um poder que tem que ser ditado pelo povo assim como aqueles que hoje estão no poder, que visam próprios ganhos.
O que digo é que precisamos mudar e jogar o velho fora e começamos a caminhar nesta nova era. Algo que acho que deveria ser feito no PT é que aqueles que hoje são membros eleitos pelo povo deveriam ter metas e cumpri-las, algo que não vejo ser feito. Estamos em pleno século 21 tratando brasileiros como se tivéssemos no século 18. Precisamos ver que uma nação que trata seu eleitor como curral nunca passara de colônia.
Hoje o povo é mais consciente e está ciente que essa tirania praticada por grupos que estão na elite só acontecem por que não a quem os defenda. O PT por anos foi oposição consciente e quando obteve o poder fez mudanças gradativas e de impacto, só que não se preparou para o depois – achou que era assim e morreu naquilo. Agora é a hora da continuidade daquilo que se iniciou da revolução brasileira onde tiraremos o povo dos arreios que lhe foram postos por décadas.
O que quero dizer é precisamos mudar nossos métodos e alçar voos maiores, e isso passar por tudo aquilo que fazemos na politica. Se fulano de outro partido faz um bom trabalho, por que não usar suas boas ideias e melhora-las e não ficarmos só observando erros e apontando os defeitos que temos que mudar e extrair o que é melhor para nossa nação pois somos um país rico que vive como pobre? Sei que o que falo aqui é utópico.
Sei que hoje no nosso cenário nacional somos tratados como lixos e o esgoto da politica, como uma vez ouvi “Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão”. Essa é a melhor oportunidade para pararmos e mudarmos nosso jeito de fazer politica. Tudo está a favor nesse cenário. O povo viu que foi manipulado, mas não agirá, pois qualquer um que entre nessa luta sempre será visto como alguém que quer tirar alguma vantagem. Escrevo esse pequeno texto só para ilustrar que temos que mudar o jeito de fazer politica no brasil e esse é o melhor cenário.
Paulo Henrique Dias de Oliveira, analista de produção e filiado ao PT de Paulista (PE), para a Tribuna de Debates do 6º Congresso. Saiba como participar.
ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores