PED 2025: mulheres são eleitas para presidir o PT em cinco estados
As novas presidentas estaduais do PT mostram a força da organização das petistas na base do partido
Publicado em
No último Processo de Eleição Direta (PED) , realizado na semana passada, foram eleitas companheiras para assumir a presidência do partido em seis estados. São elas: Adriana Accorsi, em Goiás; Cida Ramos, na Paraíba; Leninha, em Minas Gerais; Rosa Neide, em Mato Grosso; e Samanda Alves, no Rio Grande do Norte. O resultado representa uma conquista coletiva de todos os petistas que lutam por um Brasil mais justo, igualitário e popular.
Para Anne Moura, secretária nacional de Mulheres, quando uma mulher assume uma liderança partidária, é mais do que uma conquista individual. “Este PED mostrou que internamente, as mulheres do PT estão cada vez mais preparadas para assumir os desafios propostos pela militância, e que nossa atuação frente à luta para igualdade de gênero dentro do partido segue viva. Parabenizo a cada companheira que colocou seu nome à disposição para esta disputa. Cada companheira eleita no PED 2025 representa uma trajetória de luta, compromisso com a militância e coragem para enfrentar o machismo estrutural que ainda marca a política brasileira.”
O SNMPT entende ser fundamental contar com mulheres eleitas nos diretórios do PT para fortalecer a democracia interna, garantir a representatividade, ampliar a capilaridade do partido e aprofundar o compromisso do partido com um projeto popular e feminista para o Brasil.
Leia também – Denise Pessôa quer plataforma para mulheres solicitar medidas protetivas
Cada mulher eleita no PED representa uma história de luta, resistência e compromisso com a base.É com coragem e organização que as companheiras constroem um PT mais forte, feminista e comprometido com as transformações que o Brasil precisa.
Ao assumir a linha de frente nos diretórios estaduais, essas mulheres ampliam a democracia interna, fortalecem o projeto político do PT e reafirmam o compromisso com a construção de uma política partidária mais inclusiva e feita por e para mulheres.
Da Redação do Elas por Elas
