Pela 2ª vez, Temer fala como presidente e atesta apoio ao golpe

Vice-presidente falou no Twitter como se já fosse presidente. Nas redes sociais, petistas condenaram a iniciativa do vice-presidente

Pela segunda vez, o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), fez declarações como se o golpe da presidenta Dilma Rousseff fosse fato consumado. Na última semana, o vice divulgou áudio com o discurso que faria caso o impeachment da presidenta fosse aprovado na Câmara dos Deputados. Não bastasse esse “ato falho”, na manhã deste sábado (16), um dia após o pronunciamento de Dilma, o vice fez uma publicação no Twitter novamente falando como se fosse assumir a Presidência.

Para petistas, o discurso de Michel Temer atesta o caráter golpista do processo de impeachment em curso.

“Leio hoje nos jornais as acusações de que acabarei com o Bolsa Família. Falso. Mentira rasteira. Manterei todos programas sociais”, afirmou Temer no Twitter na manhã deste sábado.

Na segunda-feira, após vazar o áudio, o vice foi comparado com Fernando Henrique Cardoso (PSDB) que, em 1986, sentou na cadeira de prefeito de São Paulo um dia antes da eleição e perdeu o pleito para Jânio Quadros no dia seguinte.

Em seu discurso na Câmara dos Deputados, o deputado federal Paulo Pimenta (PT) criticou a atitude do vice. “Anunciando medidas ao país como se já fosse presidente da República. Numa atitude que superou o seu intuito conspirador e revela uma outra face. Temer, o breve. O que foi sem nunca ter sido”, disse Pimenta.

Pimenta também respondeu à Temer no Twitter:

No Twitter, a deputada Mária do Rosário (PT) também criticou Temer. “Temer ultrapassou todas as barreiras. Perigosa postura. Cabe à Câmara barrar este golpe”, afirmou ela.

Na manhã do sábado, o ex-presidente Lula também voltou a criticar as atitudes do vice-presidente. A fala foi feita durante discurso no Acampamento Nacional contra o Golpe. “Se o Temer quer ser candidato, que não seja através de um golpe. Que dispute eleição. Se candidata em 2018, e vamos para as urnas, vamos debater. Mas porque tentar encurtar o mandato da Dilma se ela não cometeu nenhum crime de responsabilidade?”, questionou ele.

Na sexta-feira (15), a presidenta Dilma reforçou que “a palavra golpe estará sempre marcada na testa dos traidores da democracia”.

A deputada Janira Feghali (PC do B) também ironizou a postura do vice.

‘Temer tá achando que vai governar… patético!!!”, afirmou a deputada.

 

O ator José de Abreu também criticou a postura do vice.  “A petulância de Michel Temer que não respeita o legislativo. Se considera presidente antes da decisão da Camara! Golpista traidor.”, respondeu ele, no Twitter.

Outro que criticou a postura de Temer foi o deputado Helder Salomão (PT-ES).

Jefferson Lima, secretário nacional de Juventude da Presidência da República, reforçou o coro: “Temer, vai disputar eleição pra ganhar… Isso é golpismo. Não terá sossego!!!”. ”

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast