Pelé: o Brasil despede-se do maior jogador de futebol de todos os tempos

“Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele”, afirmou Lula. “Obrigada pelas alegrias que nos deu na seleção e por honrar o nome do Brasil mundo afora! Pelé, presente!”, agradeceu Gleisi

Pelé, o maior jogador de todos os tempos, partiu nesta quinta-feira (29) (Foto: Neil Hall - Getty Images)

Herói do Brasil e reverenciado em todo o planeta, o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé, nos deixou nesta quinta-feira (29), aos 82 anos. Pelé estava internado em São Paulo, no hospital Albert Einstein, onde enfrentava um câncer no cólon. Ele não resistiu ao avanço da doença e faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

O atleta será enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos. A cidade também abrigará o velório do jogador no Estádio Urbano Caldeira, mais conhecido como Vila Belmiro. Pelé deixa seis filhos. 

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda irreparável do atleta. “Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: “Pelé””, ressaltou Lula, pelo Twitter.

Veja abaixo as manifestações de Lula, do Partido dos Trabalhadores e de outras lideranças e autoridades.

A presidenta Nacional do PT Gleisi Hoffmann também prestou suas condolências à família e admiradores de Pelé. “Obrigada pelas alegrias que nos deu na seleção brasileira e por honrar o nome do Brasil mundo afora! Vá em paz. Pelé, presente!”

“Ninguém foi um rei tão amado. Transmito às brasileiras e brasileiros e à sua família meu imenso pesar”, lamentou a ex-presidenta Dilma Rousseff, pelo Twitter.

A futura ministra do Esporte, Ana Moser, lamentou a perda do atleta.“Pelé é sinônimo de Brasil, é muito maior que futebol. É o futebol porque foi a maneira como ele expressou a arte, a força dele. É futebol porque o Brasil foi muito conhecido pelo futebol, mas é muito além. É a condição de qualidade, de produzir o nível de jogo do futebol que ele foi capaz e assim representar a condição de um povo”, declarou Moser.

Pelé nasceu em Três Corações (MG) no dia 23 de outubro de 1940. Começou a carreira jogando pelo Santos. Pela seleção brasileira, foi responsável por três vitórias do Brasil na Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970). Com a camisa 10 da Seleção, marcou 95 gols e transformou-se no grande artilheiro do time. Chegou à marca dos mil gols antes dos 30 anos.

Desconhecido, Pelé estreou na Copa de 1958, aos 17 anos, e saiu consagrado após marcar seis gols e trazer o caneco para o Brasil. Depois da espetacular vitória do Brasil na Copa de 1970, na qual elevou o futebol à categoria de arte, eternizou-se nos corações da humanidade e mudou para sempre a história do Brasil e do esporte mundial.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast